, 25 de Julho de 2022

Loulé acolhe primeira edição do festival Bernardo Sassetti

fotografia: Rita Carmo

Vai ter lugar entre 28 e 31 de julho, na cidade algarvia de Loulé, a primeira edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti, criado e organizado pela Casa Bernardo Sassetti. Este será um festival itinerante que acontecerá, todos os anos, numa cidade diferente do país.

O programa desta edição inaugural está recheado de momentos de interesse. No dia 28 de julho haverá jam session com o trio de Clara Lacerda (as jam sessions serão sempre no Bar Bafo de Baco). No dia seguinte, na Cerca do Convento, atuarão o Mário Barreiros Quarteto e Salvador Sobral. Noite dentro, jam session com o Hugo Lobo Trio. A 30 será a vez de se apresentarem o trio do guitarrista Mané Fernandes e Rebecca Martin com a Orquestra Jazz de Matosinhos. A jazz session estará a cargo do Guilherme Fradinho Trio. No dia 31 de julho, o pianista Daniel Bernardes toca Bernardo Sassetti e logo a seguir há concerto com o Trio Jazz de Loulé. A jam session dessa noite estará por conta do Léo Vrillaud Trio.

No último dia do festival, 31 de julho, será ainda anunciado o vencedor da 4.ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti.

Para além dos concertos e das jam sessions, o festival contará também com uma componente formativa, através de um workshop direcionado para jovens músicos dos 13 aos 18 anos, que terá início no dia 25 de julho, em horário laboral, que contará com a direção pedagógica de Daniel Bernardes.

Inês Laginha, diretora artística da Casa Bernardo Sassetti, refere que «este festival é a concretização de uma ideia de há muito tempo para homenagear o Bernardo e todo o trabalho que construiu». «Com este evento, além de conseguirmos continuar a promover o jazz em Portugal, contribuímos também para o aumento da formação nesta área», sublinhou a responsável. O Festival de Jazz Bernardo Sassetti será realizado em colaboração com o Loulé Jazz e terá o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Casa da Cultura de Loulé, do Cineteatro Louletano e do Conservatório de Música de Loulé.

Bernardo Sassetti (1970-2012) marcou de forma indelével a música portuguesa, no jazz e não só, e ao partir precocemente deixou atrás de si uma imensa saudade.

Agenda

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Ricardo Toscano e Bruno Santos

Tasca Bela - Lisboa

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Lacerda / Dionísio / Tristão Trio

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

19 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Vasco Pimentel Trio

Escadas do Quebra-Costas - Coimbra

20 Agosto

Ladrões de Limões

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

20 Agosto

Filipe Raposo e Orquestra Clássica do Sul

Cine-Teatro Louletano - Loulé

Ver mais