, 30 de Junho de 2022

José Dias apresenta duo virtual com Francesca Naibo

fotografia: Rita Castro

O guitarrista José Dias (também académico e investigador) acaba de apresentar um novo disco, um duo virtual com a também guitarrista Francesca Naibo, num projeto de correspondência através de música. Tal como o processo de trabalho decorreu online, também o disco terá distribuição exclusivamente online, numa edição da editora Copperfly - “Correspondence Vol​.​1” já está disponível no Bandcamp; o segundo volume sairá em Outubro, pela mesma editora. Estivemos à conversa com o guitarrista sobre esta nova gravação.

Dias começa por explicar o conceito: «dois guitarristas que começaram a ouvir a música um do outro e em lockdown em cidades diferentes (Milão e Manchester), e decidiram começar a corresponder-se através da música. Enviámos um ao outro solos improvisados aos quais o outro respondia e vice-versa. Fomo-nos conhecendo musicalmente mas também do ponto de vista pessoal, partilhámos a experiência que cada um estava a ter do confinamento, e de certa maneira fomo-nos aproximando musicalmente.» O guitarrista português apresenta Francesca Naibo como «uma jovem improvisadora de Milão, guitarrista com formação clássica e com uma abordagem muito pessoal à guitarra».

Continua o guitarrista: «O processo durou perto de um ano e cada faixa dá ideia do que fomos partilhando um com o outro. Este é o primeiro volume, o segundo sairá em Outubro também pela label escocesa Copperfly. A opção de não fazer qualquer cópia física (em CD ou vinil) foi feita para respeitar o cariz virtual e imaterial do projeto. Os dois músicos nunca se encontraram face-a-face.»

José Dias encontra-se a desenvolver projetos deste tipo com outros músicos: «Este disco em dois volumes é a primeira colaboração de uma trilogia que estou a fazer com outros guitarristas: além da italiana Francesca Naibo, a brasileira Natália Francischini e o norueguês Haftor Medbøe. O conceito é o mesmo, o da colaboração à distância, mas terá cambiantes diferentes: com a Francesca explorámos solos, com a Natália vamos responder em overdub à improvisação do outro e com o Haftor vamos interagir à distância em tempo real.» 

Além destas colaborações à distância, Dias tem outros projetos na calha: «Os próximos dois projetos para breve são o lançamento em novembro de um disco ao vivo com o compositor e improvisador britânico, membro dos míticos AMM, Christopher Hobbs (“Almost Like a Song”) e um disco que alia o free jazz com a spoken word, com uma poetisa de Manchester, Fiona Sinead Brehony, e os músicos John Pope (contrabaixo) e Johnny Hunter (bateria).»

Agenda

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Ricardo Toscano e Bruno Santos

Tasca Bela - Lisboa

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Lacerda / Dionísio / Tristão Trio

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

19 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Vasco Pimentel Trio

Escadas do Quebra-Costas - Coimbra

20 Agosto

Ladrões de Limões

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

20 Agosto

Filipe Raposo e Orquestra Clássica do Sul

Cine-Teatro Louletano - Loulé

Ver mais