o que é um homem e o que é uma guitarra, 18 de Junho de 2022

«O que é que tens que ter entre as tuas mãos para poderes dizer que é uma guitarra?»

«Devo tocar a minha guitarra com a mesma consideração pela música que Clifford Curzon tem por Mozart. Comparar o meu trabalho com o de Mozart é extraordinariamente pretensioso – eu apercebo-me disso; mas é o modo como eu o faço.»

Para poder ter a sua voz no instrumento, para poder encontrar um som e uma abordagem que o distinguissem totalmente, Rowe foi analisar a “agenda” dos pintores abstratos, nomeadamente a de Braque - com a ideia de uma desconstrução sem perspetiva - e o gestualismo de Pollock e transpô-la para a guitarra elétrica. 

“O que é o homem e o que é a guitarra?” é um documentário que fala sobre a viagem (agora no 3.º ato) de Rowe, desde o jazz tradicional dos primeiros anos «na pobreza da Grã-Bretanha» até  às explorações com o seminal grupo AMM. Fundados em 1965 por Lou Gare (saxofone), Eddie Prévost (bateria) e por si, ajudaram a definir a ideia de um grupo que toca música totalmente improvisada. 

O documentário também aborda o fatalismo do Parkinson, que lhe foi recentemente diagnosticado. Esta limitação levou-o a abandonar os concertos, pois reconhece que a sua música já não pode ser tocada como Clifford Curzon toca a de Mozart. A sua vida só existe no espaço entre um tremor e o seguinte, refere. 

“Ausência”, a peça que marca este finale, é produzida com um metrónomo. Rowe e o público, na escuridão, ouvem o silêncio entre cada marcação do tempo, a vida entre cliques. A performance é um reconhecimento da sua vulnerabilidade: «a guitarra ainda está lá. O que é que tens que ter entre as tuas mãos para poderes dizer que é uma guitarra? O que é uma guitarra?»

Ao longo de quase seis décadas, o trabalho de Rowe foi uma marcação do tempo sobre os parâmetros, os limites, elementos e liberdades do heterodoxo na música improvisada. Podemos percebê-lo melhor em 25 minutos deste documentário disponibilizado pelo realizador no Vimeo e pela revista The Wire no Youtube.

Este documentário foi precedido por um livro. “Keith Rowe: The Room Extended”, de Brian Olewnick, editado em 2018 pela Simon & Schuster.

What Is Man And What Is Guitar? Keith Rowe (_人間とは _ギターとは_キース・ロウ) from Bob Burnett on Vimeo.

Agenda

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

25 Março

Mário Laginha com Orquestra Clássica da Madeira

Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

25 Março

The Rite of Trio

Porta-Jazz - Porto

25 Março

Sofia Borges (solo) “Trips and Findings”

O'culto da Ajuda - Lisboa

25 Março

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

25 Março

Katerina L’Dokova

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

25 Março

Kurt Rosenwinkel Quartet

Auditório de Espinho - Espinho

26 Março

Giotto Roussies Blumenstrauß-Quartett

Cantaloupe Café - Olhão

26 Março

João Madeira, Carlos “Zíngaro” e Sofia Borges

BOTA - Lisboa

26 Março

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

Ver mais