Cartaz do 23.º Angrajazz já é conhecido
Foi hoje apresentada em conferência de imprensa a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, que decorre nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos local.
O programa assenta, como habitualmente, em concertos duplos, com início às 21h30 e às 23h30. O arranque cabe à Orquestra Angrajazz - projeto de formação da Associação Cultural Angrajazz - criada em julho de 2002, tendo feito o seu concerto inaugural no 4.º Angrajazz. Constituída, na sua grande maioria, por músicos terceirenses, conta desde o início com a direção musical dos maestros Claus Nymark e Pedro Moreira. Nessa mesma noite teremos ainda oportunidade de escutar um quinteto liderado pelo baterista Joe Dyson, herdeiro da tradição de Nova Orleães.
A segunda noite começa com o Pedro Moreira Sax Ensemble, que no ano passado nos ofereceu o superlativo "Two Maybe More" (recenseado na jazz.pt aqui) e prossegue com uma cantora em ascensão na cena internacional, Samara Joy (na foto), senhora de voz aveludada e que em 2019 venceu a prestigiada Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition.
A derradeira noite do festival terceirense começa com o Belmondo Quintet, formação liderada pelos gémeos Lionel e Stéphane Belmondo, respetivamente saxofonista (também flautista) e trompetista (também baterista), que em 2021 editaram "Brotherhood", uma década após o registo anterior da dupla. A fechar o evento, o pianista e compositor argentino Guillermo Klein - que entre nós associamos sobretudo à Orquestra Jazz de Matosinhos - com os Los Guachos. Klein tem vindo a destacar-se pelo seu trabalho dentro e fora do jazz, com uma abordagem que pode assentar tanto nos ritmos tradicionais como na música clássica do século XX daquele país sul-americano.
Entre os dias 30 de setembro e 8 de outurto haverá também "Jazz na Rua".