Trost apresenta novidades discográficas
A Trost Records, editora sedeada em Viena e com catálogo a explorar, está por estes dias a lançar discos de relevo.
O primeiro, já disponível, é “Jazz in der Kammer no. 71”, a primeira gravação do trio constituído por Peter Brötzmann (saxofones alto e tenor), Fred van Hove (piano) e Han Bennink (bateria) na antiga República Democrática da Alemanha, que documenta uma apresentação ao vivo no dia 4 de novembro de 1974, no Deutsches Theater, em Berlim.
Outra novidade é “Weinviertel Sinfonie”, de Hermann Nitsch (1930-2022), multifacetado artista austríaco falecido a 18 de abril, uma obra gravada por músicos da Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena em agosto do ano passado, no Nitsch Museum, em Mistelbach. Nesta obra, Nitsch combina as suas artes com a sua tão amada paisagem vinhateira.
Em junho será a vez de “To Speak”, em que Aaron Turner (Isis, SUMAC, Old Man Gloom) apresenta o seu distinto trabalho a solo com guitarra, eletrónicas, fitas, drones, improvisação, noise.
Disponível está também a compilação “Вони не пройдуть - No Pasarán!” destinada a ajudar as vítimas do conflito armado em curso na Ucrânia. São dezoito faixas registadas ao vivo, incluindo uma gravação (das apenas duas existentes) de Jim O'Rourke na guitarra de 12 cordas, e sets ao vivo de Full Blast, The Thing, Joëlle Léandre e da dupla Rodrigo Amado/Chris Corsano (“Seeking”, de 2019), entre outras. Todas as receitas desta compilação serão doadas a uma organização ucraniana dirigida por artistas que ajuda as vítimas da guerra, recomendada por Ken Vandermark.