Orquestra de Jazz do Algarve apresenta “Liberdades”
A Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), dirigida por Hugo Alves, tem novo álbum, “Liberdades”, onde conta com a participação das cantoras Ana Laíns e Cherry, e irá apresentá-lo em dois concertos: o primeiro deles terá lugar na próxima sexta-feira, 27 de maio, às 21h30, na Cerca do Convento, em Loulé; o segundo acontecerá a 5 de junho na Fonte Férrea de Cachopo (no concelho de Tavira), às 19h. Ambos os concertos têm entrada livre.
De acordo com a OJA, serão «dois concertos em locais idílicos: se o primeiro é o património histórico que temos como pano de fundo, no segundo será a própria natureza. Como ponto comum teremos o atualíssimo repertório que evoca as Liberdades, evocando temas nacionais e internacionais, pelas vozes de duas convidadas que nos são muito queridas e especiais. Celebramos a Liberdade, mas também o Dia Mundial do Ambiente.»
O novo álbum resulta de um projeto lançado em abril de 2021, num dos intervalos da pandemia, e conta com o apoio da DG Artes. Tendo em atenção o contexto político em que vivemos, nos planos europeu e mundial, a orquestra irá apresentar uma mescla de temas portugueses e internacionais, com orquestrações encomendadas a diversos arranjadores que reconfiguram temas de músicos tão díspares como José Afonso, Paulo de Carvalho, Manuel Freire, Bob Marley, John Lennon e Bob Dylan.
Para o concerto de Loulé, as reservas devem ser efetuadas através do Cineteatro Louletano (282400820); para o de Cachopo, mais informações podem ser obtidas na Junta de Freguesia local (289844112).