Vem aí o festival Que Jazz É Este?
Chegado à sua 10.ª edição, o Festival Que Jazz É Este? realiza-se entre 20 e 24 de Julho em Viseu, com 11 concertos para público em geral, 5 concertos em formato ambulante na rua, 5 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 1 exposição, 3 conversas, 20 horas de rádio ao vivo e 5 sessões cinema musicado ao vivo. Os concertos estarão divididos em três blocos de programação, distribuídos por três horários: 17h00, 19h00 e 21h30.
São vários os projetos já confirmados para o festival viseense: Pedro Moreira Sax Ensemble atua nos claustros do Museu Nacional Grão Vasco; no Parque Aquilino Ribeiro, atuam José James, Spinifex, Karyna Gomes (na foto) e o Colectivo Gira Sol Azul - composto por músicos da região de Viseu e que este ano convidam o pianista de jazz britânico Jason Rebello e a cantora e multi-instrumentista Sumudu. No âmbito da parceria com o Carmo’81, o Combo Jazz da Gira Sol Azul (composto pelos mais jovens músicos da Gira Sol Azul) apresenta-se num concerto especial com os Smoke Hills, também de Viseu; a Casa do Miradouro, palco Inatel, acolhe dois projetos de novos talentos nacionais: Peixe Boi e Garfo; Manuel Linhares apresenta-se no Teatro Viriato; a Pousada de Viseu acolhe Miguel Valente Quarteto; e o trio de João Guimarães, Bruno Pinto e Olívia Pinto promete uma apresentação original.
O programa completa-se com Jazz na Rua, Jazz ao Domicílio, Rádio Rossio, um workshop (com Jason Rebello e Xose Miguélez), a exposição "Que Jazz É Este? Pré-história e 10 anos de história" e conversas com moderação de Catarina Machado (radialista). No início de julho será anunciado o alinhamento completo do festival, incluindo horários.