, 12 de Maio de 2022

Yaw Tembe apresenta a nova Escuta Cruzada

O Teatro do Bairro Alto (TBA) promove o novo ciclo Escuta Cruzada, onde serão apresentadas na mesma sessão duas propostas musicais oriundas de universos distintos. A primeira sessão Escuta Cruzada acontece já este sábado, dia 14 de maio, às 19h30, com propostas oriundas da Robalo e da Sonoscopia: da Robalo apresenta-se o projeto Living With a Couple (Leonor Arnaut, João Carreiro e João Pereira), com os convidados Jerry the Cat (percussão) e Lourenço Soares (texto e vídeo); da Sonoscopia chega a dupla Gustavo Costa (percussão e objetos) & Lea Bertucci (saxofone e gravadores de fita). Tivemos uma breve conversa com Yaw Tembe, programador do TBA, que apresenta este novo ciclo.

Como nasceu a ideia e qual o objetivo desta "Escuta Cruzada"?
Escuta Cruzada é um ciclo de curadoria partilhada do TBA que desafia coletivos, associações e outros organismos criadores a pensarem a programação musical como uma relação osmótica, de partilha, porosa e transversal. Procurando desenvolver a escuta como uma ação coletiva.

Como surgiu a ideia de apresentar no mesma noite projetos da Robalo e Sonoscopia? Quais os pontos de contacto?
A Robalo e a Sonoscopia são dois coletivos com um trabalho de destaque na produção e programação de projetos ligados à música experimental em Lisboa e no Porto. São ambos geridos por artistas e são responsáveis por dinamizar um fluxo constante de músicos nacionais e internacionais nas duas cidades. O trabalho desenvolvido pelos dois coletivos é representativo de uma crescente vontade de autogestão e como isso acaba por moldar o tecido cultural de uma cidade. É importante que haja um diálogo entre espaços institucionais e este tipo de coletivos. A Sonoscopia e a Robalo abordam o conceito de experimentação partindo de áreas bastante diferentes. A Sonoscopia parte de uma relação mais próxima das artes multimédia e da literatura. Propõe um diálogo entre o percussionista Gustavo Costa, um dos elementos centrais do coletivo, e a saxofonista e compositora norte-americana Lea Bertucci. Exploram em duo uma parceria iniciada em 2020, aquando da passagem da saxofonista pelo Porto, momento registado no disco "Lea Bertucci & Sonoscopia". A Robalo mantém uma relação mais próxima do jazz, improvisação e do ensino da música. Grande parte dos membros da Robalo são jovens músicos que apresentam já uma maturidade assinável com uma vontade clara de transpor fronteiras idiomáticas. O trio Living with a Couple (Leonor Arnaut, João Carreiro, João Pereira) é um exemplo disso. Apresentam-se aqui acompanhados do percussionista norte-americano Jerry the Cat e do artista plástico Lourenço Soares e propõem uma experiência sonora e visual curiosa, num concerto que gravita em torno dos conceitos de ecologia, arqueologia e improvisação.

Já há ideias para próximas Escutas Cruzadas?
Escuta Cruzada terá uma periodicidade anual. Tenho o desejo que este seja um espaço de cruzamento de artistas e diferentes públicos, permeável à experimentação em diferentes áreas e gêneros da música, atento às práticas locais e expandir o convite à coletivos internacionais.

Agenda

30 Março

Johannes Gammelgaard

Café Dias - Lisboa

30 Março

Pedro Branco e João Sousa “Old Mountain”

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

30 Março

Marmota

Casa Cheia - Lisboa

30 Março

Filipe Raposo e Uriel Herman “Dois pianos, um universo”

Centro Cultural de Belém - Lisboa

30 Março

Inês Camacho

Cossoul - Lisboa

30 Março

Abyss Mirrors Unit

ZDB - Lisboa

30 Março

Daniel Levin, Hernâni Faustino e Rodrigo Pinheiro

Biblioteca Municipal do Barreiro - Barreiro

31 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

01 Abril

Elas e o Jazz

Auditório Municipal de Alcácer do Sal - Alcácer do Sal

01 Abril

Ill Considered

Musicbox - Lisboa

Ver mais