, 12 de Maio de 2022

Yaw Tembe apresenta a nova Escuta Cruzada

O Teatro do Bairro Alto (TBA) promove o novo ciclo Escuta Cruzada, onde serão apresentadas na mesma sessão duas propostas musicais oriundas de universos distintos. A primeira sessão Escuta Cruzada acontece já este sábado, dia 14 de maio, às 19h30, com propostas oriundas da Robalo e da Sonoscopia: da Robalo apresenta-se o projeto Living With a Couple (Leonor Arnaut, João Carreiro e João Pereira), com os convidados Jerry the Cat (percussão) e Lourenço Soares (texto e vídeo); da Sonoscopia chega a dupla Gustavo Costa (percussão e objetos) & Lea Bertucci (saxofone e gravadores de fita). Tivemos uma breve conversa com Yaw Tembe, programador do TBA, que apresenta este novo ciclo.

Como nasceu a ideia e qual o objetivo desta "Escuta Cruzada"?
Escuta Cruzada é um ciclo de curadoria partilhada do TBA que desafia coletivos, associações e outros organismos criadores a pensarem a programação musical como uma relação osmótica, de partilha, porosa e transversal. Procurando desenvolver a escuta como uma ação coletiva.

Como surgiu a ideia de apresentar no mesma noite projetos da Robalo e Sonoscopia? Quais os pontos de contacto?
A Robalo e a Sonoscopia são dois coletivos com um trabalho de destaque na produção e programação de projetos ligados à música experimental em Lisboa e no Porto. São ambos geridos por artistas e são responsáveis por dinamizar um fluxo constante de músicos nacionais e internacionais nas duas cidades. O trabalho desenvolvido pelos dois coletivos é representativo de uma crescente vontade de autogestão e como isso acaba por moldar o tecido cultural de uma cidade. É importante que haja um diálogo entre espaços institucionais e este tipo de coletivos. A Sonoscopia e a Robalo abordam o conceito de experimentação partindo de áreas bastante diferentes. A Sonoscopia parte de uma relação mais próxima das artes multimédia e da literatura. Propõe um diálogo entre o percussionista Gustavo Costa, um dos elementos centrais do coletivo, e a saxofonista e compositora norte-americana Lea Bertucci. Exploram em duo uma parceria iniciada em 2020, aquando da passagem da saxofonista pelo Porto, momento registado no disco "Lea Bertucci & Sonoscopia". A Robalo mantém uma relação mais próxima do jazz, improvisação e do ensino da música. Grande parte dos membros da Robalo são jovens músicos que apresentam já uma maturidade assinável com uma vontade clara de transpor fronteiras idiomáticas. O trio Living with a Couple (Leonor Arnaut, João Carreiro, João Pereira) é um exemplo disso. Apresentam-se aqui acompanhados do percussionista norte-americano Jerry the Cat e do artista plástico Lourenço Soares e propõem uma experiência sonora e visual curiosa, num concerto que gravita em torno dos conceitos de ecologia, arqueologia e improvisação.

Já há ideias para próximas Escutas Cruzadas?
Escuta Cruzada terá uma periodicidade anual. Tenho o desejo que este seja um espaço de cruzamento de artistas e diferentes públicos, permeável à experimentação em diferentes áreas e gêneros da música, atento às práticas locais e expandir o convite à coletivos internacionais.

Agenda

27 Maio

MIVRO I

Teatro Helena Sá e Costa - Porto

27 Maio

Diogo Alexandre Bock Ensemble

Casa D’artes do Bonfim - Porto

27 Maio

293 Diagonal / Gil Silva

Teatro Angrense - Angra do Heroísmo

27 Maio

Antón Quintela 5tet

Teatro Helena Sá e Costa - Porto

27 Maio

Bruno Pernadas e Mário Delgado

Teatro Narciso Ferreira - Riba de Ave

27 Maio

El Twanguero

O Cinema - Oliveira de Azeméis

27 Maio

Júlio Resende & FBP Jazz Sessions

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

27 Maio

Orquestra de Jazz do Algarve com Ana Laíns e Cherry

Cerca do Convento - Loulé

27 Maio

Brian Jackson

Passos Manuel - Porto

27 Maio

João Capinha Quinteto

Sala do Clube - Valado de Frades

Ver mais