, 29 de Abril de 2022

Campus Jazz 2022 começa amanhã em Aveiro

fotografia: Alain Cianci

O Campus Jazz 2022, festival de jazz promovido pela Universidade de Aveiro (UA), começa amanhã (Dia Internacional do Jazz) e decorre em vários pontos da região até 24 de junho, com concertos e outras atividades, como masterclasses, workshops, conversas, exposições e um concurso internacional.

Na sessão de abertura, que terá lugar a 30 de abril no Centro de Estudos de Jazz (CEJ) – Biblioteca da UA –, a partir das 15h, será lançada a segunda edição do Concurso Internacional de Jazz da UA, que tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. O concurso destina-se a formações de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros. As candidaturas devem ser submetidas à organização de 30 de abril a 31 de maio de 2022. Mais informações sobre o concurso aqui.

Na sessão inaugural do festival haverá também um concerto com Marcelo Castilha, pianista, acordeonista, publicitário e artista multimeios, aluno do Mestrado em Música da UA.

Na mostra intitulada “5 décadas em 5 minutos”, juntamente com a exposição “Seven Steps to… CEJ”, patente no Centro de Estudos de Jazz, será possível desvendar músicas e artistas que fizeram parte do alinhamento do programa de rádio “Cinco Minutos de Jazz”, da autoria de José Duarte, nos dias 30 de abril dos anos de 1966, de 1972, de 1984, de 1997 e de 2004.

Em matéria de concertos, a 4 de maio o festival recebe o espetáculo “O Jazz em Goa” do saxofonista Braz Gonsalves, acompanhado pela sua mulher Yvonne Gonsalves (voz) e o seu neto Jarryd Rodrigues (saxofone) e também por Masha Soeiro (piano), André Pizarro (contrabaixo) e João Ventura (bateria) – todos alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. O concerto terá Gonzaga Coutinho, goês e residente em Portugal, como convidado especial. Depois der ter deixado de tocar durante quatro décadas devido às sequelas de um acidente que sofreu, Gonsalves regressa, aos 88 anos de idade, para voltar a dar vida à música única que criou. O saxofonista recriará alguns dos temas de um dos seus mais famosos álbuns, “Raga Rock”, num revivalismo do jazz de fusão com a música indiana, não deixando de apresentar a sua leitura de alguns standards marcantes da história do jazz. O espetáculo acontece no auditório Renato Araújo – Edifício Central e da Reitoria da UA e tem início marcado para as 21h30. Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos aqui.

No dia 6 de maio será a vez de o quarteto do jovem saxofonista e compositor Miguel Valente (na foto) – no qual se faz acompanhar pela pianista Julia Perminova, o contrabaixista Josef Zeimetz e o baterista Luis Possollo – subir ao palco do Cinema Gemini, em Oliveira de Azeméis, também às 21h30. Natural de Aveiro, Miguel Valente é um nome em ascensão no panorama do jazz português. Originalmente formado em Amesterdão, este quarteto explora um jazz que reflete as origens e a herança musical de cada um dos elementos. Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos aqui.

A receita de bilheteira desta edição do Campus Jazz vai reverter para a ajuda humanitária às vítimas do conflito armado em curso na Ucrânia, apoio que será encaminhado através do Consulado da Ucrânia no Porto.

O Campus Jazz 2022 tem o apoio das câmaras municipais de Ílhavo, de Oliveira de Azeméis e do programa American Corners Portugal da Embaixada dos Estados Unidos da América. O festival está inscrito na programação do Dia Internacional do Jazz – destinado a «homenagear o jazz e o seu papel diplomático ao unir pessoas em todos os cantos do mundo», justifica a UNESCO ao escolher a data –, e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz.

Informações adicionais acerca do Campus Jazz 2022 estão disponíveis aqui.

Agenda

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

24 Março

João Espadinha

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

24 Março

Escola de Jazz do Porto

Centro de Cultura e Congressos da SRNOM - Porto

24 Março

Miguel Ângelo Quarteto

Maison826 - Pedro Remy - Braga

24 Março

Alex Zhang Hungtai, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini

Sala 6 - Barreiro

24 Março

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

Ver mais