Concerto e campanha "+380 Ligar à Ucrânia" no CCB
Solidária com o Centro Cultural de Lviv e num gesto de apelo à paz na Ucrânia, a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, leva a efeito um concerto com músicos portugueses – muitos deles ligados ao jazz (29 de março, 19h00, Grande Auditório) – e uma campanha de recolha de bens. O Centro Cultural de Lviv, instalado no Hnat Khotkevych Palace of Culture, acolhe habitualmente atividades culturais, mas nestes dias está transformado em posto de operações de logística e ajuda humanitária a todos os afetados pela guerra em curso.
Tendo presente esta noção de ponte e de relações biunívocas, o CCB convidou vários artistas a colaborarem e a apresentarem-se em duo. Entre os músicos que participarão no concerto estão Salvador Sobral (na foto) e André Santos, Mário Laginha, que atuará a solo e em duo com Cristina Branco, Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro, Júlio Resende, Ricardo Toscano e João Barradas, Bruno Pernadas e Margarida Campelo, Filipe Melo e João Moreira, Daniel Bernardes e Desidério Lázaro, e ainda a pianista Joana Gama.
O concerto, cujas receitas reverterão a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, será transmitido em direto, para Lviv, e gravado, numa parceria com a RTP Palco.
No espaço da Tenda do CCB estará a funcionar um centro logístico para a recolha e seleção de bens necessários, que contará com o apoio de voluntários. Este centro estará operacional entre os dias 26 e 30 de março, das 9h00 às 21h00, em parceria com diversas entidades parceiras, entre as quais a Associação dos Ucranianos em Portugal.