Projeto de investigação sobre jazz: interpretação, teoria e ensino
Uma equipa de investigadores da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – constituída por Ricardo Pinheiro, Carlos Caires, Carlos Marecos e Eduardo Mota – foi responsável pelo projeto de investigação “Estudos de Jazz: Interpretação, Teoria e Ensino”, que visou estudar o jazz a partir de abordagens multidisciplinares, congregando o conhecimento artístico, criativo e especulativo dos seus participantes.
Este projeto contou com a participação de investigadores, músicos e pedagogos portugueses e estrangeiros – Alberto Roque, Jesús Santandreu, Beatriz Nunes, Benny Lackner, Eric Ineke, Felipe Salles, Sara Serpa, Ingrid Laubrock, Erik Friedlander e Vasco Pimentel – e é fruto do aprofundamento de parcerias com outras instituições ligadas ao jazz, nomeadamente a Universidade de Massachussets, o Conservatório Real de Haia e a Associação Internacional das Escolas de Jazz.
«Tem-se assistido em Portugal, nas últimas duas décadas, à proliferação veloz de cursos superiores, escolas, festivais, concertos, jam sessions, publicações, edições fonográficas, sítios de internet, blogues, entre muitas outras atividades», disse à jazz.pt Ricardo Pinheiro, o coordenador do projeto. «Este crescimento demonstra a urgência de se estudar as mais variadas formas de como o jazz tem acompanhado as transformações no nosso país e no mundo, uma vez que este opera não só enquanto reflexo das sociedades nas quais se insere, como também enquanto agente envolvido ativamente na sua transformação, como aliás a história assim demonstra.»
A equipa do projeto foi responsável por organizar e registar um conjunto de atividades de caráter artístico, científico e pedagógico ligadas ao campo dos estudos de jazz, nomeadamente masterclasses, concertos, conferências, palestras, assim como gravar os eventos em formato áudio e vídeo e proceder à sua edição e publicação na página da internet do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM/Pólo do IPL-ESML. Desta página constam ainda vários artigos resultantes de pesquisa realizada em torno da performance, composição e ensino do jazz.
O desenvolvimento de estudos interdisciplinares em torno do jazz em Portugal e no estrangeiro adquire particular importância enquanto consequência do seu processo de disseminação e globalização. A investigação sobre jazz e suas múltiplas e complexas manifestações pressupõe o contacto com todo um conjunto de materiais e discursos, nomeadamente performativos, históricos, teóricos, musicais, pedagógicos, literários, discográficos e bibliográficos. «A natureza híbrida e dialógica do jazz, facilmente adaptável aos mais variados contextos estéticos, sociais e culturais, tem servido enquanto modelo privilegiado para a cultura contemporânea, constituindo-se enquanto um dos principais exemplos do diálogo transcultural e da interação disciplinar que a sociedade globalizada hoje exige», acrescenta Ricardo Pinheiro.
Mais informações acerca do projeto “Estudos de Jazz: Interpretação, Teoria e Ensino” estão disponíveis aqui.