, 8 de Março de 2022

André Carvalho com novo "single" e digressão

fotografia: José Sarmento Matos

Na semana em que arranca uma série de concertos de apresentação do seu quarto álbum, “Lost in Translation” (Outside in Music), editado em outubro do ano passado, o contrabaixista e compositor André Carvalho lança o terceiro single dele extraído, “Luftmensch”, inspirado numa palavra yiddish utilizada para descrever um eterno sonhador, alguém que anda sempre com a cabeça na lua e tem dificuldade em estar no mundo presente e real.

A digressão inicia-se já hoje, 8 de março, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa (concerto com o apoio da Antena 2), prossegue a 10 e 11 no Bilbaina Jazz Club (Bilbau, País Basco, Espanha), terminando no dia 12 no Liquidâmbar em Coimbra. Com Carvalho estarão o saxofonista José Soares e o guitarrista André Matos, músicos com quem tem colaborado intensamente nos últimos anos e que formam o núcleo duro do grupo (na foto).

Após se ter interessado pelo maravilhoso mundo das palavras intraduzíveis, escreveu um ciclo de música inspirado em palavras de mais de uma dezena de línguas como o sueco, o urdu e o wagiman (língua atualmente falada por apenas duas pessoas no mundo). Referindo-se a “Lost in Translation”, André Carvalho cita uma frase famosa de Wittgenstein: «os limites da minha língua significam os limites do meu mundo.»

Para além do habitual CD, o músico tem disponível pela primeira vez uma edição em LP, para além de ter criado merchandise alusivo a “Lost in Translation”, nomeadamente ímanes (com algumas das palavras intraduzíveis escolhidas), songbook, postais, posters, sopas de letras (com as palavras incluídas no álbum), lápis e um jogo de memória. Este material promocional estará disponível nos espetáculos de apresentação do álbum, bem como no sítio de André Carvalho na internet.

 

Agenda

03 Julho

MenatJazz Ensemble

Parque Verde – Centro de Interpretação da Serra da Estrela - Seia

03 Julho

Zé Cruz Quarteto

Parque Urbano de Miraflores - Oeiras

03 Julho

Eduardo Cardinho / Zé Eduardo / Marcelo Araújo

Cantaloupe Café - Olhão

03 Julho

Garfo

Castelo de Leiria - Leiria

03 Julho

Big Band da EPSE com Jacinta e Mónica Ferraz

Parque Verde – Centro de Interpretação da Serra da Estrela - Seia

04 Julho

Funchal Jass Rhythm Kings

Yellow Bus - Funchal

04 Julho

Jorge Borges 5teto + Bruno Santos Almmond 3

Funchal Jazz - Jardim Municipal - Funchal

05 Julho

Décio Abreu 4teto + Vânia Sings Ella

Funchal Jazz - Jardim Municipal - Funchal

05 Julho

Luís Lopes e Hugo Costa

Jazz Messengers - Ler Devagar - Lisboa

05 Julho

Gabriel Bruce com Eduardo Cardinho, João Barradas e Diogo Alexandre

BOTA - Lisboa

Ver mais