, 23 de Fevereiro de 2022

Jazz na televisão portuguesa 1954-1974

Encounters with Jazz on Television in Cold War Era Portugal 1954-1974” é o título do novo livro do investigador português Pedro Cravinho, a publicar no final do próximo mês de março pela Routledge na importante série Transnational Studies in Jazz. O volume, com 232 páginas, dá à estampa o primeiro estudo sistemático dedicado à produção televisiva de jazz num único país, Portugal, durante o Estado Novo, importantíssimo contributo para o conhecimento não apenas das dinâmicas em torno de um serviço público de televisão e de uma cena jazzística, mas também sobre o panorama geral do jazz em Portugal nesse período da sua história.

O livro explora a relação entre o jazz e a televisão investigando as experiências de músicos e produtores, num dos últimos estados coloniais europeus, durante um período de repressão política e social e isolamento global. Este novo modelo de análise sistémica revela uma inter-relação paradoxal entre a televisão estatal e as indústrias mediáticas internacionais, evidenciando o espaço onde estas duas forças colidem e situando a produção de jazz televisivo num importante meio cultural com impacto duradouro na sociedade portuguesa.

Desde os primeiros estudos de viabilidade de uma proposta de serviço público de televisão, em 1954, até ao golpe militar que derrubou o regime de extrema-direita do Estado Novo em 1974, este livro mapeia a institucionalização do jazz em Portugal como prática social e musical. O estudo foca os músicos, repertórios, processos de produção, transmissões, políticas e estratégias que impulsionaram o lançamento da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) e a ascensão da televisão, um novo meio indispensável que deu aos portugueses acesso a um mundo mais amplo. Dada a sua relevância, espera-se agora que o livro venha a ter tradução e edição nacionais.

Pedro Cravinho é Senior Research Fellow no Birmingham Centre for Media and Cultural Research e Keeper of the Archives da Faculty of Arts, Design and Media na Universidade de Birmingham, Reino Unido. É investigador integrado no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Agenda

09 Fevereiro

Ricardo Toscano e João Lencastre

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

09 Fevereiro

Helena Espvall e Mariana Dionísio

Café Dias - Lisboa

09 Fevereiro

Maria do Mar, Ziv Taubenfeld e Ricardo Freitas

BOTA - Lisboa

09 Fevereiro

Norberto Lobo

B.Leza - Lisboa

09 Fevereiro

Pedro Melo Alves e Ece Canli

ZDB - Lisboa

09 Fevereiro

Rodrigo Amado, Pedro Alves Sousa e Ricardo Toscano “Sax Inferno”

Titanic Sur Mer - Lisboa

09 Fevereiro

Rodrigo Correia, Joel Silva e Luís Cunha

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

10 Fevereiro

Sul

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Fevereiro

The Rite of Trio

Centro Cultural de Belém - Lisboa

10 Fevereiro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

Ver mais