Noites Phonogram Unit no Rastilho
A Phonogram Unit propõe um programa de concertos nas noites de terça-feira no Rastilho Centro Cultural, em Marvila (rua Pereira Henriques, 5), Lisboa. De acordo com a editora, estas noites pretendem «divulgar o jazz e a improvisação que se tem vindo a desenvolver no nosso país e não só, não descurando as vertentes mais exploratórias destas músicas.» A prioridade é dada a grupos que toquem repertório original.
Na primeira sessão, que terá lugar já amanhã, 15 de fevereiro, às 22h, tocará um quarteto constituído por José Lencastre no saxofone tenor (na foto), Jorge Nuno na guitarra elétrica, Hernâni Faustino no contrabaixo e João Lencastre na bateria. A entrada custa cinco euros. No dia 22 será a vez do duo Computer Free Music, com José Lencastre no saxofone tenor e Ary no sintetizador modular e efeitos, música eletrónica feita em tempo real e sem recurso a computadores.
Em março, a programação, a conhecer em breve, será dedicada a grupos liderados por mulheres.
A Phonogram Unit é gerida por um coletivo de músicos que pretende editar de acordo com as condições e tempos por si definidos, liberta dos condicionalismos da “indústria” e sem ingerências ou limitações ao processo criativo e de distribuição, cobrindo o amplo território sonoro da música improvisada, eletroacústica e experimental.