, 10 de Dezembro de 2021

Festa do Jazz regressa a Belém

É nos próximos dias 18 e 19 de Dezembro, em três locais, Centro Cultural de Belém, Espaço Espelho de Água e Livraria Ler Devagar (Lx Factory), que se realiza a edição de 2021 da Festa do Jazz, como habitualmente uma iniciativa da Sons da Lusofonia este ano com assistência presencial mediante apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo de Covid-19. Os concertos terão lugar no CCB, os debates (“Ensino do Jazz” com Carlos Mendes e João Paulo Esteves da Silva, a 18, e “Portugal Jazz” com Massimo Cavalli e Pedro Costa, a 19) e o Encontro Nacional de Escolas, bem como os Showcases de Escolas Superiores, decorrerão no Espelho de Água e as “jams” estão marcadas para a Lx Factory.

A dupla vocal de Mariana Dionísio e Leonor Arnaut (foto acima de Vera Marmelo), o Bock Ensemble de Diogo Alexandre, os Enter the sQUIGG de Mané Fernandes, João Barradas, Luca Curcio e Simon Albertsen e os Foca de André Fernandes, Mário Laginha, José Pedro Coelho, João Hasselberg e João Pereira fazem o pleno do programa de dia 18, desde as 16h00, pelo meio com a apresentação dos Prémios RTP / Festa do Jazz. A 19, tocam HUH!, os Garfo de Bernardo Tinoco, João Almeida, João Fragoso e João Sousa, César Cardoso “Dice of Tenors” e Sara Serpa Trio, com entrega dos Prémios Lurdes Júdice na sequência.

Nos concursos do ensino de jazz participam a Escola do Barreiro, os Conservatórios de Coimbra e do Porto, a Escola Básica e Secundária da Bemposta, a JAM, a Escola Luís Villas-Boas, a Escola Superior de Música de Lisboa, a Universidade Lusíada e a ESMAE. Os jurados serão Luís Candeias, Paula Sousa e José Soares.