, 10 de Dezembro de 2021

Dupla homenagem a Bernardo Sassetti

A 10 de Maio de 2012 fomos sacudidos com a morte prematura do genial pianista Bernardo Sassetti. Pouco tempo antes tinha cancelado dois concertos na Culturgest por limitações na sua saúde. Três anos antes desse trágico dia, em 2007, o pianista estava em plena forma e tocou nesse palco. Seria – não o poderíamos adivinhar então – o seu último concerto nessa sala.

Esta quarta-feira, dia 15 de Dezembro - 14 anos depois -, iremos voltar ao mesmo local para o ouvir de duas formas diferentes. Em palco estará o seu trio, com João Paulo Esteves da Silva sentado no banco do piano e Carlos Barretto e Alexandre Frazão, como sempre, no contrabaixo e na bateria.

O Trio Sassetti deixou-nos três discos essenciais: o primeiro, “Nocturno” (2002), foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes; o segundo, “Ascent” (2005, com a participação de Ajda Zupancic e François Lezé); e, por último, ”Motion” (2010). A estes juntar-se-á “Culturgest 2007” (2021). que nos permitirá reouvir a memorável noite de 29 de Setembro, numa gravação notável feita por Nelson Carvalho, fixada em disco por uma das mais prestigiadas editoras de jazz do mundo, a portuguesa Clean Feed.

Vamos homenagear duplamente o pianista e compositor, num concerto que se antecipa ser um regresso à música de Sassetti, através dos dedos e da mente de João Paulo Esteves da Silva, certamente o melhor músico para articular esta música. O concerto realizar-se-á na quarta-feira, dia 15 de dezembro, às 21:00, no Grande Auditório da Culturgest com bilhetes entre 5€ e18€. (Gonçalo Falcão)