, 6 de Julho de 2021

Julho gordo para a Robalo

A Robalo vai ter um mês de Julho particularmente intenso, e tanto ao nível da edição de novos discos como de concertos dos músicos que lhe estão associados, três deles de apresentação dos três álbuns em lançamento. A saber, “Agueda” do vibrafonista Paulo Santo, “Remembrance – The Poetry of Emily Brontë” de Nelson Cascais com Cláudio Alves na voz e “Gingko” de Nazaré Silva. As actuações ao vivo iniciam-se hoje mesmo, 6 de Julho, na Casa do Capitão, em Lisboa. A cantora Sara Serpa (foto acima) apresenta-se em trio com Mark Turner no saxofone tenor e David Virelles ao piano, com projecção de um filme da própria Serpa narrado por Aline Frazão, “Recognition”. Amanhã, na Penha sco, toca o André Murraças Quarteto, com o saxofonista que lhe dá nome a ser acompanhado por João Carreiro na guitarra, Francisco Brito no contrabaixo e Luís Candeias na bateria. No dia 14, também na Penha sco, teremos o duo 293 Diagonal, formado por Daniel Sousa no saxofone alto e Joana Raquel nos vocais.

A 19, inicia-se no Liceu Camões o Festival Robalo Jazz Antena 2 com um solo do pianista José Diogo Martins e o trio de Isaque Ferreira (voz), João Paulo Esteves da Silva (piano) e João Lobo (bateria). No dia 20, vez para Clara Lai (piano) e para os Peachfuzz de João Almeida (trompete), Norberto Lobo (guitarra) e João Pereira (bateria). O dia seguinte abre com o Paulo Santo Quinteto, juntando-se ao vibrafone de Santo o trompete de Luís Cunha,os saxofones alto e soprano de João Mortágua, o contrabaixo de Francisco Brito e a bateria de João Lopes Pereira, e continua com The Selva, o grupo de Ricardo Jacinto (violoncelo), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Nuno Morão (bateria).

No dia 22 de Julho, com o contrabaixista Nelson Cascais e o cantor Cláudio Alves estarão Ricardo Toscano (saxofone alto), Eduardo Cardinho (vibrafone), Óscar Graça (teclados) e João Lopes Pereira (bateria). Com a mudança de palco vem depois o Vessel Trio, com Hery Paz (saxofone tenor), Javier Moreno (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria). A última sessão do festival pertencerá aos Peixe-Boi (João Fragoso no contrabaixo, Miguel Rodrigues na bateria e João Carreiro na guitarra) e ao Nazaré da Silva Quinteto, a voz da líder complementando-se com os saxofones de João Gato e Bernardo Tinoco, o contrabaixo de Zé Almeida e a bateria de Samuel Dias.

O mês de iniciativas Robalo termina a 28 com um regresso à Penha sco para uma prestação da dupla de Adriana Sá (zither e electrónica) e John Klima (um instrumento de cordas inventado pelo próprio). De referir que os concertos do Festival Robalo Jazz serão transmitidos em directo pela Antena 2.

Agenda

23 Março

Anthropic Neglect

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

23 Março

João Almeida e Miguel Fernández

Café Dias - Lisboa

23 Março

George Esteves

Cascais Jazz Club - Cascais

23 Março

Sei Miguel Unit Core

Livraria Ferin - Lisboa

23 Março

Alex Zhang Hungtai e Gabriel Ferrandini / Guilherme Curado

Titanic Sur Mer - Lisboa

23 Março

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia e Guilherme Melo

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

Ver mais