, 22 de Junho de 2021

Marcelo dos Reis: nova editora e novo disco

Um dos responsáveis da Cipsela Records, “label” com um particularmente interessante catálogo dedicado à música improvisada e ao jazz criativo, o guitarrista Marcelo dos Reis vai dar arranque a 26 de Julho próximo, com um álbum seu a solo, um novo projecto editorial. Miria Records se chama e destina-se a lançar os seus projectos mais pessoais de uma forma «totalmente independente», ou seja, «com total controlo criativo e sem compromissos com mais ninguém».

O novo disco, que estará disponível no Bandcamp à data acima referida e no início de Julho em suporte físico (CD), intitula-se “Glaciar” e reflecte a residência artística que o músico fez recentemente nos Alpes. Os temas reunidos, tocados tanto em guitarra eléctrica como acústica, fazem lembrar determinadas incursões do Loren Connors dos anos iniciais e de um Oren Ambarchi menos cometido com a electrónica. incorporando elementos da folk, da música clássica indiana e do rock mais contemplativo, com directas ou indirectas alusões ao psicadelismo. Poucas ligações tem, pois, com o pós-free jazz dos Fail Better! ou com a livre-improvisação camerística dos Chamber 4, os projectos que mais o deram a conhecer, mas coloca a claro alguns dos materiais que introduz em ambos esses contextos. Pela primeira vez em registos seus ouvi-lo-emos igualmente a cantar.

Se a improvisação continua a ter um papel decisivo nesta edição de dos Reis, são interpretações de música escrita o que encontraremos, revelando a sua faceta de compositor. Um compositor de filigrana, especialmente interessado na subtileza e na articulação de pequenos elementos, mas também na criação de ambiências. Em termos de abordagem também neste aspecto se compreende a não inclusão do disco no catálogo Cipsela. Os fãs de Norberto Lobo ou de Tó Trips terão em “Glaciar” uma excelente surpresa. (foto acima por José Cruzio)

Agenda

23 Março

Anthropic Neglect

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

23 Março

João Almeida e Miguel Fernández

Café Dias - Lisboa

23 Março

George Esteves

Cascais Jazz Club - Cascais

23 Março

Sei Miguel Unit Core

Livraria Ferin - Lisboa

23 Março

Alex Zhang Hungtai e Gabriel Ferrandini / Guilherme Curado

Titanic Sur Mer - Lisboa

23 Março

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia e Guilherme Melo

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

Ver mais