, 2 de Fevereiro de 2021

Miguel Rodrigues lança disco pela Cena Jovem Jazz.pt

Vencedor da primeira “open call” da Cena Jovem Jazz.pt, realizada em 2019, o baterista e compositor Miguel Rodrigues acaba de ver editado o seu primeiro álbum em nome próprio, de nome “Empa”, o segundo lançado pela editora criada por esta iniciativa da jazz.pt e do Jazz ao Centro Clube que «visa mitigar obstáculos no acesso aos trabalhos de jovens criadores na área do jazz e das músicas improvisadas». Em trio com José Diogo Martins ao piano e Demian Cabaud no contrabaixo, “Empa” sucede-se ao disco de estreia do João Fragoso Quinteto, no qual o mesmo Miguel Rodrigues se encarrega das baquetas.

Registada no Centro de Alto Rendimento artístico (CARA), de Matosinhos, com gravação, mistura e masterização de Nuno Campos, a música contida no CD foi a escolhida pelo júri da Cena Jovem Jazz.pt, constituído por Rui Eduardo Paes, Pedro Guedes e Helena Genésio, neste propósito de promover «em várias dimensões, designadamente as relacionadas com o apoio à criação e à edição discográfica», a actividade dos jovens músicos / compositores da cena nacional.

Natural de Viseu, Miguel Rodrigues começou por se fazer notar no concurso de escolas da edição de 2013 da Festa do Jazz, integrando o combo vencedor da Escola de Música da Jobra, e em 2016 como membro do quarteto de Sócrates Bôrras, segundo lugar no Prémio Jovens Músicos da RTP/Antena 2. Hoje, integra os Tranglomango e, fora do jazz, mantém colaborações com Miguel Araújo.