, 23 de Outubro de 2019

Nuno Catarino e Márcia Lessa lançam livro em Novembro

É no próximo dia 13 de Novembro, no Hot Clube, em Lisboa, que o crítico de jazz Nuno Catarino (foto acima de Vitorino Coragem) e a fotógrafa Márcia Lessa apresentam o livro “Improvisando – A Nova Geração do Jazz Português”, uma edição do próprio Hot Clube de Portugal com distribuição pela Tigre de Papel. O volume reúne entrevistas originalmente publicadas na revista “online” jazz.pt com 14 dos jovens músicos que se têm afirmado nestes últimos anos na cena nacional, designadamente Ricardo Toscano, João Hasselberg, André Santos, Rita Maria, Desidério Lázaro, Pedro Branco, João Barradas, Gabriel Ferrandini, Sara Serpa, Luís Figueiredo, César Cardoso, Susana Santos Silva, João Mortágua e Pedro Melo Alves, com fotos a cores de cada um deles. No final, surge uma lista com os 75 discos mais marcantes do jazz português do século XXI. Bernardo Moreira (pai) assina o prefácio e Inês Homem Cunha, presidente do Hot, faz as apresentações.

Escreveu o pianista, realizador de cinema e autor de banda-desenhada Filipe Melo, a propósito: «Este é um livro essencial para compreender como surgiram algumas das mentes mais livres, criativas e dinâmicas da actualidade. Através de uma série de entrevistas, conduzidas com inteligência e profundidade e fotografadas com bom gosto e sensibilidade, ficamos a conhecer alguns dos protagonistas de uma geração que mudou profundamente a música do nosso país e a levou para o mundo. Ao ler o que ouvem, como pensam, quem os influencia e como se apaixonaram pela música, é inevitável que o leitor se sinta verdadeiramente inspirado pela persistência e pela curiosidade que os move. O resultado é extraordinário e comovente, no sentido em que seria impensável há uns anos atrás: ajuda-nos a ganhar consciência da enorme evolução que o jazz e a música improvisada tiveram no nosso país e de que o futuro, a partir de agora, não tem limites.»

“Improvisando” estará disponível para venda a partir de dia 13 de Novembro na livraria Tigre de Papel, em Lisboa, ou por encomenda, através do e-mail [email protected]. No lançamento do livro actuarão, em jeito de “jam session”, músicos como Desidério Lázaro, César Cardoso, Ricardo Toscano, Rita Maria, André Santos, Pedro Branco, João Hasselberg, Gabriel Ferrandini e Pedro Melo Alves.