Open Call, 9 de Dezembro de 2018

Cena Jovem Jazz.pt

JACC

Ao longo dos últimos 13 anos, a jazz.pt tem assumido o papel de observador e ouvinte do que vai acontecendo no nosso país na área do jazz e da música improvisada. Embora estejamos conscientes de que a realidade viva do jazz no nosso país é bem mais rica do que aquilo que nos tem sido possível veicular através desta publicação, acreditamos que a jazz.pt tem prestado um serviço às comunidades ligadas ao jazz. Mais, achamos mesmo ser possível pensar a atuação da jazz.pt enquanto serviço público, na medida em que tem permitido que leitores – mais ou menos próximos destas músicas e com maior ou menor grau de proximidade geográfica em relação ao nosso país - possam tomar contato com aquilo que por cá se vai fazendo.
Com a Cena Jovem, vamos um pouco mais além na missão a que nos propusemos e avançamos, assim, com uma série de iniciativas de apoio à criação e à edição discográfica, estendendo este projeto à promoção e à circulação nacional dos jovens artistas, através do trabalho em curso de constituição de uma Rede de Parceiros com estruturas culturais de Norte a Sul do País.


Desta forma, a jazz.pt vem convidar os músicos / compositores nascidos depois de 1 de janeiro de 1993 a responderem à primeira chamada à participação na Cena Jovem Jazz.pt. Esta chamada à participação estará aberta entre os dias 10 de Dezembro de 2018 e 4 de Janeiro de 2019. Os candidatos deverão responder à chamada através de formulário próprio, disponibilizado aqui. Através deste formulário, poderão também ter acesso ao Regulamento do concurso, cuja leitura atenta recomendamos vivamente.


As propostas elegíveis serão analisadas e alvo de um processo de seleção por parte de um júri composto por três personalidades, dentre as quais apenas uma se manterá fixa nas futuras chamadas à participação. O Jurado que se manterá é o editor da revista jazz.pt (Rui Eduardo Paes). Os outros dois estarão ligados ao ensino do jazz e às estruturas culturais que serão parte da Rede de Parceiros. As primeiras duas personalidades a ser convidadas pela Cena Jovem e que, portanto, serão os Jurados desta primeira chamada são Pedro Guedes (ESMAE e Orquestra Jazz de Matosinhos) e Helena Genésio (directora e programadora do Teatro Municipal de Bragança).


A proposta selecionada será conhecida no início de fevereiro de 2019 e terá a oportunidade de realizar uma residência artística para gravação de um disco, o segundo do catálogo da Cena Jovem Jazz.pt. Nessa mesma ocasião, será apresentado em concerto o primeiro disco com a chancela Cena Jovem Jazz.pt, gravado em residência artística realizada entre 22 e 25 de outubro, no âmbito do festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra. Ao contrário daquilo que agora acontece, e que será o procedimento futuro, a seleção do primeiro grupo foi de tipo curatorial e da responsabilidade do Jazz ao Centro Clube, associação cultural sem fins lucrativos que é a promotora da jazz.pt e força motriz da Cena Jovem. Encaixando perfeitamente no perfil de público-alvo do projeto, a escolha para o seu momento fundacional recaiu sobre o Fragoso Quinteto, constituído por João Fragoso (contrabaixista e compositor), João Carreiro (guitarrista), João Almeida (trompetista), Albert Cirera (saxofonista) e Miguel Rodrigues (baterista).  


Com um enorme potencial transformador, unindo criadores, locais de apresentação e público, a Cena Jovem Jazz.pt trabalha no sentido de mitigar obstáculos no acesso aos trabalhos destes jovens criadores e demonstra a possibilidade de construção de projetos abrangentes nos seus objetivos artísticos e que respondem a necessidades reais e urgentes, tanto da comunidade artística, como dos potenciais públicos.


Ao transformar positivamente as condições existentes no campo jazzístico (pelo menos para um número significativo de novos criadores), a Cena Jovem Jazz.pt possui um interesse público cultural inegável.
Trata-se de cuidar do futuro, hoje!

Regulamento

Formulário de Inscrição