, 26 de Abril de 2018

JACC comemora 15º aniversário e Dia Internacional do Jazz

No próximo dia 30 de Abril o conimbricense Jazz ao Centro Clube celebra não só o Dia Internacional do Jazz como o seu 15º aniversário com uma série de concertos, ao ar livre e no Salão Brazil (foto acima), e com várias iniciativas de âmbito social e cultural. O preenchido programa inclui, pelas 15h00, a assinatura de um protocolo com a Comissão Nacional da Unesco que dará forma a um novo projecto, o Clube Unesco Coimbra Arte, Património, Comunidade.

As actividades começam, logo de seguida, com “Strange Fruit”, iniciativa da Trupe Leal Conselheiro, grupo de teatro da Escola Secundária D. Duarte, num momento performativo com o tema “escravatura, resistência e libertação”. Pela mesma altura, será inaugurada uma exposição do artista plástico Hamilton Francisco Babu, com o nome “Jazz no Kubico”. Na Baixa de Coimbra, assistir-se-á ao longo da tarde à apresentação de formações das escolas de música da cidade, o Estação Jazz: suceder-se-ão o Quarteto de Saxofones e o Grupo de Cordas da Escola de Música São Teotónio (15h00), o Combo do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra (16h00) e o Combo da TONE Music School (17h00).

Para as 20h00, no Salão Brazil, está marcado um jantar de confraternização, o Arroz em Festa, e às 21h00, no Largo do Poço, será a vez de Speed Dating / Protagonistas do Jazz em Coimbra, com as participações de João Cação, Vitória Wilkens, Duarte Ventura, Dmytro Ksheminskiy, João Freitas e João Neves. Mais dentro da noite, estão agendados para o Salão Brazil “showcases” do Curso de Jazz do Conservatório de Coimbra e da TONE e uma actuação dos Honest John, quinteto da Noruega que reúne Kim Johanessen, Kalle Moberg, Ola Hoyer, Erik Nylander e Klaus Ellerhusen Holm. O fecho das comemorações será realizado com uma “jam session”, já a entrar pela madrugada.