Ensino do jazz já tem manual português
Faltava, ao ensino do jazz em Portugal, um manual que apoiasse as aulas teóricas e práticas. Pois está finalmente editado o livro “Teoria do Jazz” (Chiado Editora), uma iniciativa do saxofonista César Cardoso, o autor do recente “Bottom Shelf”, disco em que o ouvimos com Bruno Santos, Demian Cabaud e André Sousa Machado, e de “Half Step”, para além de director artístico da Orquestra Jazz de Leiria e membro dos Desbundixie e da Big Band do Hot Clube de Portugal.
Com uma grande abundância de exemplos concretos, regra geral retirados do “songbook” norte-americano, a obra parte da teoria comum a todos os géneros musicais, como os compassos, as armações de chaves e as escalas, para se deter com pormenor nos aspectos técnicos que diferenciam o jazz, a exemplo das tríades e quatríades, do “voice leading”, das dominantes e sobretónicas, dos intercâmbios modais e muito mais. Segundo Cardoso, e ainda que o jazz seja «uma música muito mais prática do que teórica», «é indiscutível que o conhecimento teórico nos dias de hoje é fundamental para tornar qualquer músico mais completo».