, 19 de Agosto de 2016

Barcelos volta-se para o jazz

Numa cidade, Barcelos, sobejamente conhecida pela sua cena rock e pelo particular dinamismo dos jovens músicos que aí habitam, dar início a um festival de jazz pode não ser remar contra a corrente, tendo até em conta as características da música “indie” que por lá se faz – representativo é o facto de estar prestes a ser lançado um CD de uma das bandas locais, Black Bombaim, com nem mais nem menos do que o saxofonista de free jazz Peter Brotzmann. É essa a tarefa a que se propõe o Jazz ao Largo, que decorrerá no Largo Dr. Martins de Lima nos próximos dias 9, 16, 23 e 30 de Setembro, sempre pelas 22h00, com entrada gratuita.

O concerto de abertura, a 3, estará a cargo do Alexandre Coelho Quarteto, com o baterista líder a ser acompanhado por João Mortágua, Gonçalo Moreira e João Cação. O grupo leva o repertório de dois discos no bolso, designadamente os muito bons “Saturday” e “Sunday”.  Segue-.se, a 16, o muito elogiado Ensemble Super Moderne (foto acima), um dos emblemas mais fortes da associação Porta-Jazz. Buscando novos equilíbrios entre a composição escrita e a improvisação livre, este octeto do Porto é conhecido por atravessar várias tendências da música criativa dos nossos dias, interiorizando tanto características eruditas como do rock.

O dia 23 de Setembro está nas competentíssimas mãos dos TGB de Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, numa mescla de jazz e rock em que podem surgir tanto alusões country como situações swingantes com uma instrumentação invulgar de tuba, guitarra e bateria. Numa actuação do trio chega a parecer que melodia e ritmo se batem pela primazia. Os três músicos coordenarão igualmente um “workshop” a partir das 16h00. A participação estrangeira no evento vem no fim, a 30, com os britânicos Get the Blessing. Inspirado no espólio deixado por Ornette Coleman, o quarteto tem como curiosa particularidade a circunstância de incluir alguns membros dos bem conhecidos Portishead. Daqui a uns anos, se como se espera continuar esta iniciativa apoiada pelo município de Barcelos, talvez apareça por ali uma vaga de músicos de jazz…

Agenda

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

25 Março

Mário Laginha com Orquestra Clássica da Madeira

Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

25 Março

The Rite of Trio

Porta-Jazz - Porto

25 Março

Sofia Borges (solo) “Trips and Findings”

O'culto da Ajuda - Lisboa

25 Março

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

25 Março

Katerina L’Dokova

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

25 Março

Kurt Rosenwinkel Quartet

Auditório de Espinho - Espinho

26 Março

Giotto Roussies Blumenstrauß-Quartett

Cantaloupe Café - Olhão

26 Março

João Madeira, Carlos “Zíngaro” e Sofia Borges

BOTA - Lisboa

26 Março

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

Ver mais