16 de Agosto de 2022

Meio século de paixão pelo jazz

texto: António Branco / fotografia: André Ferreira, Rui Camacho

Jorge Borges é um dos nomes fundamentais da história do jazz na Madeira. Membro fundador do quinteto Oficina, dos G´BAP ou Dixie 8 Fun, esteve também presente nos primeiros tempos do Madeira Jazz Collective. Pianista, promotor, divulgador e pedagogo, figura essencial do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Eng. Luiz Peter Clode (CEPAM). Com o álbum "Meio Século à Volta do Jazz", acabado de lançar, celebra a sua paixão por esta música. A jazz.pt foi ao seu encontro.

Ler mais

11 de Agosto de 2022

Mil tons de Nascimento

texto: Rodrigo Brandão / fotografia: Brian Jackson

Natural de São Paulo, Rodrigo Brandão é performer de spoken word e nesta colaboração com a jazz.pt faz uma ponte com a música brasileira e referências pessoais do jazz. Na quinta edição da série “Lua Cheia”, Rodrigo Brandão escreve sobre um dos maiores nomes da canção brasileira, Milton Nascimento.

Ler mais

4 de Agosto de 2022

Que essa coisa é que é linda

texto: António Branco / fotografia: Manuel Roberto

A Associação Cultural e Recreativa Convívio, sediada em Guimarães, acaba de editar um disco do Inquiet Ensemble que presta tributo ao cantor, compositor, poeta, arranjador, produtor e agitador cultural José Mário Branco. A este propósito, a jazz.pt conversou com César Machado, ex-Presidente e atual dirigente do Convívio, coordenador do projeto.

Ler mais

29 de Julho de 2022

“Som Livre na noite Portuguesa”: Jam session na Renascença

texto: Pedro Cravinho

No quarto texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho recorda a histórica vinda a Portugal, em maio de 1970, do Modern Jazz Quartet, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, inaugurando uma relação com o jazz que se mantém na atualidade (a edição de 2022 do Jazz em Agosto arranca amanhã). E não esquece uma jam session com Gilberto Gil…

Ler mais

18 de Julho de 2022

Que jazz é aquele?

texto: Nuno Catarino

O festival Que Jazz É Este? realiza-se em Viseu e chega este ano à sua 10.ª edição. O festival é marcado, mais uma vez, pela assumida diversidade da programação, que inclui projetos como Pedro Moreira Sax Ensemble, José James, Spinifex Sings, Karyna Gomes, Peixe-Boi e Manuel Linhares, entre outros. Estivemos à conversa com Ana Bento - da direção da associação Gira Sol Azul, que promove o festival - que numa pequena conversa nos apresenta o festival.

Ler mais

12 de Julho de 2022

Um mago chamado Mazurek

texto e fotografia: Rodrigo Brandão

Rodrigo Brandão é performer de spoken word e nesta colaboração com a jazz.pt faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Depois de artigos dedicados a Naná Vasconcelos, Brian Jackson e Guilherme Granado, nesta quarta edição da série “Lua Cheia” Rodrigo Brandão escreve sobre o seu “Sun Ra pessoal”: Rob Mazurek.

Ler mais

8 de Julho de 2022

16 HOMENS – 0 MULHERES

texto: Sofia Rajado / fotografia: Nuno Martins

Sofia Rajado, colaboradora da jazz.pt, escreve sobre a falta de diversidade na programação do JiGG - Jazz im Goethe-Garten 2022.

Ler mais

30 de Junho de 2022

A tradição não chega, a inovação não basta; é preciso circular “fora de portas”

texto: Pedro Cravinho

No terceiro texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho reflete sobre a circulação internacional de músicos e projetos portugueses e revisita o (curto) catálogo da Up Beat Records, editora pioneira fundada e gerida no final dos anos 1990 pelo trompetista Eduardo Santos, precocemente desaparecido.

Ler mais

29 de Junho de 2022

¡No pasarán!

texto: António Branco

Já passou mais de meio século desde que o contrabaixista Charlie Haden, integrado no quarteto de Ornette Coleman, dedicou “Song for Che” aos movimentos de libertação das então colónias portuguesas em África, durante o primeiro Cascais Jazz. Nos tempos politicamente incertos em que vivemos, importa recordar a Liberation Music Orchestra e a sua mensagem de inconformismo e luta contra tantos “ismos”.

Ler mais

14 de Junho de 2022

O maior bode de todos os tempos

texto: Rodrigo Brandão / fotografia: Peter Gannushkin

Oriundo de São Paulo, Rodrigo Brandão é performer de spoken word e está ligado à música desde sempre. Nesta colaboração com a jazz.pt, Brandão faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Depois de artigos dedicados a Naná Vasconcelos e Brian Jackson, nesta terceira edição da série “Lua Cheia” Rodrigo Brandão conversa com Guilherme Granado (Hurtmold, São Paulo Underground e GOATFACE!).

Ler mais

9 de Junho de 2022

Da forma mais fiel possível

texto: Nuno Catarino

Oriunda de Famalicão, a jovem cantora Sofia Machado está a começar a dar nas vistas. Encontra-se ainda a frequentar mestrado na ESMAE e já editou um EP de estreia, “Connections”. Nesta gravação a cantora dá voz a seis temas, ao leme de um quarteto com Marco Moura (guitarra elétrica), Pedro André (contrabaixo) e Manuel Figueiras (bateria). Agora, a cantora vai apresentar a sua música ao vivo, no dia 11 de junho, um espetáculo integrado no ciclo de concertos promovidos pela Porta-Jazz na Casa d’Artes do Bonfim, no Porto. Fomos descobrir este novo talento do jazz nacional.

Ler mais

30 de Maio de 2022

Paulo Gil (1937-2022): «o jazz é uma força criativa e sonora a não ignorar»

texto: Pedro Cravinho

No segundo texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho recorda Paulo Gil, que nos deixou há poucas semanas, sobretudo enquanto baterista e pontual cantor de scat...

Ler mais

20 de Maio de 2022

Do jazz às canções

texto: Nuno Catarino / fotografia: Maria Bicker

Jovem guitarrista ligado ao jazz, João Espadinha apresenta agora um disco de canções, onde o jazz continua presente. O disco “Em terra alheia sei onde ficar” revela uma música original e será apresentado ao vivo nos dias 27 e 28 de maio no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Estivemos à conversa com o guitarrista sobre este seu novo trabalho.

Ler mais

17 de Maio de 2022

Jazz em Espanha: Influências multiculturais e vanguarda

texto: Begoña Villalobos / fotografia: Valentín Suárez

Muitos de nós vamos acompanhando com atenção a música que se faz no estrangeiro, particularmente nos Estados Unidos e em alguns pontos da Europa, mas nem sempre estamos atentos àquilo que acontece mesmo aqui ao nosso lado. Convidámos a jornalista espanhola Begoña Villalobos, fundadora e editora do site In&OutJazz, a contar-nos o que está a acontecer atualmente na cena jazz em Espanha.

Ler mais

15 de Maio de 2022

A hora e a vez de Brian Jackson

texto: Rodrigo Brandão

Oriundo de São Paulo, Rodrigo Brandão é performer de spoken word e está ligado à música desde sempre. Nesta colaboração com a jazz.pt, Brandão faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Depois de um primeiro artigo dedicado a Naná Vasconcelos, a segunda crónica da série “Lua Cheia” foca-se em Brian Jackson. 

Ler mais

26 de Abril de 2022

Jazz em Hollywood: Eles vivem de noite

texto: Daniela Rôla

Daniela Rôla é crítica de cinema, colabora no site de referência À Pala de Walsh e é mentora da página Perfume Cameo, dedicada a fragâncias cinematográficas. Convidámo-la a explorar intersecções entre o jazz e o cinema: viajamos até à Hollywood clássica.

Ler mais

26 de Abril de 2022

Nas rotas do jazz

texto: Nuno Catarino

A Associação AlãoJazz promove o projeto Rotas do Jazz, com apoio da DGArtes, que decorre em Alenquer e combina dois objetivos: apresentar a mais nova geração de jazz português e revitalizar o património histórico e cultural do concelho. Estes objetivos são concretizados pela Big Band AlãoJazz, que reúne quinze músicos dirigidos pelo diretor artístico José Menezes. A big band apresenta-se ao vivo próximo no dia 30 de abril, assinalando o Dia Internacional do Jazz, com um concerto na igreja do Convento de Santo António de Charnais, em Merceana, Alenquer, às 21h30. Estivemos à conversa com o diretor José Menezes.

Ler mais

25 de Abril de 2022

25 de Abril: 48 anos depois

texto: Pedro Cravinho / ilustração: Travassos

No primeiro texto da sua rubrica "(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal", o investigador Pedro Cravinho aborda a importância do 48.º aniversário dia 25 de abril de 1974.

Ler mais

16 de Abril de 2022

Carta de amor a Naná Vasconcelos

texto: Rodrigo Brandão

Oriundo de São Paulo, Rodrigo Brandão é escritor, artista, performer de spoken word, está ligado à música desde sempre. Nesta nova colaboração com a jazz.pt, Rodrigo Brandão faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Aqui está a primeira crónica da série “Lua Cheia”.

Ler mais

14 de Abril de 2022

Sempre no limite

texto: Nuno Catarino / fotografia: DR / Peter Gannushkin

O norueguês Gard Nilssen é um imparável baterista. Integra múltiplos projetos e promove outros tantos, explorando músicas de diferentes perspetivas, desde o jazz mais puro até à improvisação brusca, passando por fusão com eletrónica ou rock, desafiando constantemente o ouvinte – destaque-se a supreendente Supersonic Orchestra. Ao leme do seu grupo Acoustic Unity, com André Roligheten (saxofone) e Petter Eldh (contrabaixo), promove um jazz aceso que não deixa ninguém indiferente. O trio editou os seus dois primeiros registos na Clean Feed (“Firehouse” em 2015 e “Live In Europe” 2017) e em 2019 publicou o mais recente “To Whom Who Buys A Record” (edição Odin Records). O trio vai agora apresentar-se ao vivo em Portugal em dois concertos: 22 de abril na SMUP (Parede), dia 23 na ZDB (Lisboa). Antecipando a sua passagem pelo nosso país, estivemos à conversa com Gard Nilssen.

Ler mais

Agenda

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Ricardo Toscano e Bruno Santos

Tasca Bela - Lisboa

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Lacerda / Dionísio / Tristão Trio

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

19 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Vasco Pimentel Trio

Escadas do Quebra-Costas - Coimbra

20 Agosto

Ladrões de Limões

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

20 Agosto

Filipe Raposo e Orquestra Clássica do Sul

Cine-Teatro Louletano - Loulé

Ver mais