20 de Maio de 2022

Do jazz às canções

texto: Nuno Catarino / fotografia: Maria Bicker

Jovem guitarrista ligado ao jazz, João Espadinha apresenta agora um disco de canções, onde o jazz continua presente. O disco “Em terra alheia sei onde ficar” revela uma música original e será apresentado ao vivo nos dias 27 e 28 de maio no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Estivemos à conversa com o guitarrista sobre este seu novo trabalho.

Ler mais

17 de Maio de 2022

Jazz em Espanha: Influências multiculturais e vanguarda

texto: Begoña Villalobos / fotografia: Valentín Suárez

Muitos de nós vamos acompanhando com atenção a música que se faz no estrangeiro, particularmente nos Estados Unidos e em alguns pontos da Europa, mas nem sempre estamos atentos àquilo que acontece mesmo aqui ao nosso lado. Convidámos a jornalista espanhola Begoña Villalobos, fundadora e editora do site In&OutJazz, a contar-nos o que está a acontecer atualmente na cena jazz em Espanha.

Ler mais

15 de Maio de 2022

A hora e a vez de Brian Jackson

texto: Rodrigo Brandão

Oriundo de São Paulo, Rodrigo Brandão é performer de spoken word e está ligado à música desde sempre. Nesta colaboração com a jazz.pt, Brandão faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Depois de um primeiro artigo dedicado a Naná Vasconcelos, a segunda crónica da série “Lua Cheia” foca-se em Brian Jackson. 

Ler mais

26 de Abril de 2022

Jazz em Hollywood: Eles vivem de noite

texto: Daniela Rôla

Daniela Rôla é crítica de cinema, colabora no site de referência À Pala de Walsh e é mentora da página Perfume Cameo, dedicada a fragâncias cinematográficas. Convidámo-la a explorar intersecções entre o jazz e o cinema: viajamos até à Hollywood clássica.

Ler mais

26 de Abril de 2022

Nas rotas do jazz

texto: Nuno Catarino

A Associação AlãoJazz promove o projeto Rotas do Jazz, com apoio da DGArtes, que decorre em Alenquer e combina dois objetivos: apresentar a mais nova geração de jazz português e revitalizar o património histórico e cultural do concelho. Estes objetivos são concretizados pela Big Band AlãoJazz, que reúne quinze músicos dirigidos pelo diretor artístico José Menezes. A big band apresenta-se ao vivo próximo no dia 30 de abril, assinalando o Dia Internacional do Jazz, com um concerto na igreja do Convento de Santo António de Charnais, em Merceana, Alenquer, às 21h30. Estivemos à conversa com o diretor José Menezes.

Ler mais

25 de Abril de 2022

25 de Abril: 48 anos depois

texto: Pedro Cravinho / ilustração: Travassos

No primeiro texto da sua rúbrica "(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal", o investigador Pedro Cravinho aborda a importância do 48.º aniversário dia 25 de abril de 1974.

Ler mais

16 de Abril de 2022

Carta de amor a Naná Vasconcelos

texto: Rodrigo Brandão

Oriundo de São Paulo, Rodrigo Brandão é escritor, artista, performer de spoken word, está ligado à música desde sempre. Nesta nova colaboração com a jazz.pt, Rodrigo Brandão faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Aqui está a primeira crónica da série “Lua Cheia”.

Ler mais

14 de Abril de 2022

Sempre no limite

texto: Nuno Catarino / fotografia: DR / Peter Gannushkin

O norueguês Gard Nilssen é um imparável baterista. Integra múltiplos projetos e promove outros tantos, explorando músicas de diferentes perspetivas, desde o jazz mais puro até à improvisação brusca, passando por fusão com eletrónica ou rock, desafiando constantemente o ouvinte – destaque-se a supreendente Supersonic Orchestra. Ao leme do seu grupo Acoustic Unity, com André Roligheten (saxofone) e Petter Eldh (contrabaixo), promove um jazz aceso que não deixa ninguém indiferente. O trio editou os seus dois primeiros registos na Clean Feed (“Firehouse” em 2015 e “Live In Europe” 2017) e em 2019 publicou o mais recente “To Whom Who Buys A Record” (edição Odin Records). O trio vai agora apresentar-se ao vivo em Portugal em dois concertos: 22 de abril na SMUP (Parede), dia 23 na ZDB (Lisboa). Antecipando a sua passagem pelo nosso país, estivemos à conversa com Gard Nilssen.

Ler mais

4 de Abril de 2022

Da Turquia com amor: primeiras impressões sobre o jazz em Portugal

texto: Eray Aytimur / fotografia: Sertan Öksüz (no Hot Clube de Portugal)

Natural da Turquia, Eray Aytimur é uma jornalista que se encontra a viver em Lisboa. Membro da Jazz Journalists Association, colabora com o jornal Hürriyet, com a revista Milliyet Sanat  e com o site Jazz Dergisi. Eray Aytimur mudou-se recentemente para a capital portuguesa e rapidamente se ambientou à cena jazz local, sendo presença assídua nos concertos e festivais de jazz. Convidámo-la a contar-nos o seu processo de descoberta do jazz português.

Ler mais

24 de Março de 2022

Com espírito de aventura

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O trompetista Peter Evans encontra-se a promover o ciclo de workshops “Som Crescente" na Galeria ZDB. Antecipando a quinta apresentação do ciclo (esta quinta às 22h e domingo às 19h), Peter Evans fala-nos sobre esta sua experiência com jovens músicos portugueses.

Ler mais

17 de Março de 2022

Mistérios

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vitorino Coragem

Jovem cantora e compositora, Nazaré da Silva já conseguiu ganhar o seu espaço próprio. Editou em 2021 o seu disco de estreia, “Gingko” (edição Robalo), registo que levou a que fosse reconhecida como “Artista Revelação”, nos Prémios RTP / Festa do Jazz, em dezembro do ano passado. Nazaré apresentou neste disco um conjunto de temas originais, interpretados por um grupo de jovens músicos da mesma geração – João Almeida, Bernardo Tinoco, Zé Almeida e Samuel Dias – todos músicos em processo de afirmação.

Ler mais

16 de Março de 2022

A pandemia jazz em Nova Iorque

texto: Filipe Freitas / fotografia: Clara Pereira

A capital do jazz não escapou à pandemia. Convidámos Filipe Freitas - crítico de jazz e autor do site JazzTrail, residente em Nova Iorque há largos anos - a contar-nos como se têm vivido os últimos tempos na "Big Apple". 

Ler mais

28 de Fevereiro de 2022

Aprofundar ligações

texto: Nuno Catarino / fotografia: Idalete Madeira

Cantora e compositora, Marta Rodrigues vai apresentar-se ao vivo no Hot Clube, no ciclo “Newcomers” – dedicado a talentos emergentes. Marta Rodrigues vai interpretar um conjunto de composições originais ao leme de um quinteto onde tem a companhia de Duarte Ventura, Luís Lélis, Gonçalo Naia e João Sousa. 

Ler mais

18 de Fevereiro de 2022

José Dias e Beatriz Nunes publicam estudo sobre a participação da Mulher no jazz português

texto: Sofia Rajado / fotografia: Vitorino Coragem

Para quem se interessa por jazz e sua evolução em Portugal, não só numa perspectiva musical e estética, mas também pelas interações e relações sociais entre os seus vários intervenientes, valorizando o tema da discriminação de género, é imperativo ler o artigo intitulado Festa do Jazz: A case study on gender (im) balance in Portuguese jazz, da autoria de José Dias e Beatriz Nunes, publicado no Jazz Research Journal.

Ler mais

14 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas da Jazz.pt

António Branco, Gonçalo Falcão, João Morado, Nuno Catarino, Pedro Tavares

Publicamos a lista final dos melhores discos de 2021; para quem ainda não ouviu algumas destas edições, aqui fica a sugestão dos discos imperdíveis.

Ler mais

14 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas de Pedro Tavares

Pedro Tavares

Com a lista de Pedro Tavares completamos a publicação das escolhas dos diferentes colaboradores da Jazz.pt que responderam à call para os melhores do ano.

Ler mais

13 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas de Nuno Catarino

Nuno Catarino

Damos seguimento à publicação das listas individuais das escolhas do melhor que se fez em 2021; no final publicaremos a pool final da Jazz.pt

Ler mais

12 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas de João Morado

João Morado

Mais um contributo para a selecção dos melhores discos de 2021. O ano que passou segundo os ouvidos de João Morado

Ler mais

12 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas de Gonçalo Falcão

Gonçalo Falcão

Enquanto não publicamos os resultados finais dos melhores discos do ano segundo a equipa da Jazz.pt vamos dando a conhecer as escolhas individuais do nosso painel. Aqui fica 2021 segundo Gonçalo Falcão

Ler mais

12 de Fevereiro de 2022

Os melhores do ano: as escolhas de António Branco

António Branco

Qualquer atraso ou falha é, por defeito, culpa da COVID. Este ano a Jazz.pt atrasou-se na publicação na escolha dos melhores do ano. A culpa não foi da pandemia. Com um pedido de desculpas aos nossos leitores e músicos, começamos hoje a publicar as escolhas dos melhores do ano da equipa da Jazz.pt. No final publicaremos os resultados globais das votações dos melhores discos, concertos e acontecimentos do ano, segundo a Jazz.pt.

Ler mais

Agenda

24 Maio

Combo de Jazz da UA

Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Águeda

24 Maio

Mané Fernandes & José Diogo Martins

Maus Hábitos - Porto

24 Maio

Pedro André, Renato Pérez e Teo Raphael

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

24 Maio

Ra Kalam Bob Moses, Vasco Trilla, Pedro Melo Alves, João Mortágua, Albert Cirera e Yedo Gibson

ZDB - Lisboa

24 Maio

ESMAE Jazz Ensemble

Café-Concerto Francisco Beja - ESMAE - Porto

24 Maio

Jam Session com César Cardoso

Hot Clube de Portugal - Lisboa

24 Maio

Luís Lopes & Helena Espvall

Secret Garden - Lisboa

25 Maio

Jorge Queijo

Água Ardente - Lisboa

25 Maio

Bernardo Moreira, Ricardo Dias e João Moreira

Penha sco - Lisboa

25 Maio

Jam session com CMP Ensemble

Café-Concerto Francisco Beja - ESMAE - Porto

Ver mais