22 de Março de 2023

Sobre o espírito das cores e um ponto de exclamação supremo (III)

texto: Sofia Alexandra Carvalho

Na rubrica “Editoras com história(s)”, Sofia Alexandra Carvalho aponta o foco a uma editora fundamental da história do jazz, a Impulse! Records. Depois de um primeiro olhar sobre os primeiros anos da editora e de uma segunda parte sobre o impacto do produtor Bob Thiele (entre 1961 a 1969), nesta terceira parte olhámos para a história da editora de 1969 em diante.

Ler mais

14 de Março de 2023

Mariana Lemos improvisa com música e dança

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vitorino Coragem

A bailarina, criadora e produtora cultural Mariana Lemos encontra-se a promover o projeto Ao Mesmo Tempo, sessões de improvisação de música e dança. Estas performances originais têm tido lugar no c.e.m – centro em movimento, em Lisboa. Depois de ter realizado no ano passado uma primeira temporada de sessões, em duo, que contaram com convidados como José Lencastre, Mariana Camacho e Rodrigo Brandão, vem agora uma segunda temporada. Esta nova temporada arranca no próximo dia 17, sexta-feira, com um duo inédito de Mariana Lemos com a violinista Maria da Rocha. Estivemos à conversa com a bailarina e coreógrafa, que nos fala sobre este seu projeto e sobre a nova temporada.

Ler mais

9 de Março de 2023

Música criativa e gentrificação no novo livro de Cisco Bradley

texto: António Branco

No seu notabilíssimo novo livro “The Williamsburg Avant-Garde: Experimental Music and Sound on the Brooklyn Waterfront”, publicado pela Duke University Press, Cisco Bradley conta-nos a tão apaixonante como triste história da formação e dissolução da cena artística de vanguarda em Williamsburg, norte de Brooklyn, Nova Iorque. No fim, foi a gentrificação que ganhou. Mas a arte resiste, sempre.

Ler mais

6 de Março de 2023

Wayne Shorter: rumo ao desconhecido, mais uma vez

texto: Pedro Moreira / fotografia: Lionel Bonaventure – AFP – Getty Images

O saxofonista Wayne Shorter morreu no dia 2 de março, aos 89 anos. Convidámos Pedro Moreira – saxofonista e atual presidente do Hot Clube de Portugal, que trabalhou com o lendário saxofonista e compositor norte-americano – a falar-nos sobre o seu legado musical. Aqui fica o seu testemunho.

Ler mais

1 de Março de 2023

Ruído & Fascismo

texto: Vítor Rua / ilustração: Gonçalo Falcão

Em novo texto para a jazz.pt, o músico e musicólogo Vítor Rua apresenta-nos uma reflexão sobre as ligações entre música e política, particularizando no caso do Futurismo Italiano.

Ler mais

23 de Fevereiro de 2023

Sobre o espírito das cores e um ponto de exclamação supremo (II)

texto: Sofia Alexandra Carvalho

Na rubrica “Editoras com história(s)”, Sofia Alexandra Carvalho aponta o foco a uma editora fundamental da história do jazz, a Impulse! Records. Depois de um primeiro olhar sobre os primeiros anos da editora, nesta segunda parte olhamos para o impacto do produtor Bob Thiele na editora, entre 1961 a 1969. 

Ler mais

15 de Fevereiro de 2023

Os malditos anéis de Thelonious (ou a perda da Aura)

texto: Vítor Rua

Irei argumentar que é em certas cópias musicais, que reside a aura de uma obra; que por vezes, é no contacto com o original, que ocorre uma aparente perca dessa aura; e irei analisar a validade, do ponto de vista musical e na actualidade, da teoria da "A Obra de Arte na Época da sua Possibilidade de Reprodução Técnica", de Walter Benjamin.

Ler mais

7 de Fevereiro de 2023

O novo ensemble vocal de Mariana Dionísio

texto: Nuno Catarino / fotografia: João Hasselberg

Mariana Dionísio é uma versátil cantora que tem explorado diversos universos musicais. Agora, a cantora acaba de formar um novo ensemble vocal, reunindo algumas das mais interessantes novas vozes nacionais: Leonor Arnaut, Beatriz Nunes, Filipa Franco, Nazaré da Silva, João Neves, Hugo Henriques e Diogo Ferreira. Em primeira mão, Mariana Dionísio apresenta-nos este novo ensemble.

Ler mais

23 de Janeiro de 2023

“Eu não acredito nos Beatles!”

texto: Vítor Rua

Vitor Rua (músico & etnomusicólogo) reflete sobre o papel de John Lennon a partir do tema “God”, do disco “John Lennon/Plastic Ono Band” de 1970, uma das mais importantes letras autobiográficas da música pop. Para Rua, Lennon é um dos maiores compositores do século XX, ao lado de Stockhausen, Shankar ou Dylan, de quem saem as melhores músicas dos The Beatles. A partir desta música, pensa-se na importância do músico numa perspetiva mais global.

Ler mais

18 de Janeiro de 2023

Elisabete em tons de jazz e swing

texto: Nuno Catarino

A cantora e compositora Elisabete apresenta um novo projeto assumidamente ligado ao jazz, anunciado com “tons de jazz e swing”. O projeto conta com direção musical e arranjos de Isabel Rato e Luís Barrigas, notáveis pianistas cuja participação nos desperta o interesse. Com o novo disco acabado de sair do forno, a cantora Elisabete apresenta-nos este projeto.

Ler mais

16 de Janeiro de 2023

Sobre o espírito das cores e um ponto de exclamação supremo (I)

texto: Sofia Alexandra Carvalho

Depois de ter estreado a rubrica “Editoras com história(s)” com um artigo sobre a Blue Note, Sofia Alexandra Carvalho aponta agora o foco a outra label imprescindível da história do jazz, a Impulse! Records. Nesta primeira parte olhamos para as origens, fundação e sucesso inicial da editora, com atenção ao trabalho de Creed Taylor. 

Ler mais

12 de Janeiro de 2023

4’33’’: uma peça sobre ruído

texto: Vítor Rua / imagem: Ilda Teresa Castro

“Cage é Cage” reflete sobre as questões relacionadas com a “invenção” da impossibilidade do silêncio em Cage, da indeterminação e o i ching, e questiona uma série de “descobertas” do compositor americano, com a profundidade e perspicácia que Vítor Rua nos tem habituado. “Rua é Rua”.

Ler mais

4 de Janeiro de 2023

Melhores de 2022 por Rui Tentúgal

Rui Tentúgal

Este ano, além da equipa da jazz.pt (coordenação editorial e colaboradores), a votação dos melhores do ano contou com a participação de dois convidados externos. Um dos convidados foi Rui Tentúgal, jornalista do Expresso. Aqui estão as suas escolhas.

Ler mais

3 de Janeiro de 2023

Melhores de 2022 por Nuno Catarino

Nuno Catarino

Depois das listas coletivas, aqui ficam as listas individuais dos críticos e convidados. Aqui estão as seleções de Nuno Catarino (coordenação editorial da jazz.pt).

Ler mais

3 de Janeiro de 2023

Melhores de 2022 por Inês Laginha

Inês Laginha

Este ano, além da equipa da jazz.pt (coordenação editorial e colaboradores), a votação dos melhores do ano contou com a participação de dois convidados externos. Uma dessas pessoas convidadas foi Inês Laginha, pianista e diretora artística da Casa Bernardo Sassetti. Aqui estão as suas escolhas.

Ler mais

2 de Janeiro de 2023

Melhores de 2022 por Gonçalo Falcão

Gonçalo Falcão

Depois das listas coletivas, aqui ficam as listas individuais dos críticos e convidados. Aqui estão as seleções de Gonçalo Falcão (coordenação editorial da jazz.pt).

Ler mais

2 de Janeiro de 2023

Melhores de 2022 por Eray Aytimur

Eray Aytimur

Depois das listas coletivas, aqui ficam as listas individuais dos críticos e convidados. Aqui estão as seleções de Eray Aytimur (crítica de jazz, colaboradora da jazz.pt).

Ler mais

30 de Dezembro de 2022

Melhores de 2022 por António Branco

António Branco

Depois das listas coletivas (discos internacionais, discos nacionais, reedições / históricos e concertos), aqui ficam as listas individuais.

Começamos pelas seleções de António Branco (coordenação editorial da jazz.pt).

Ler mais

29 de Dezembro de 2022

Melhores de 2022: Concertos

António Branco, Eray Aytimur, Gonçalo Falcão, Nuno Catarino e Rui Tentúgal

Aqui está a lista dos melhores concertos de 2022. Esta lista resulta de uma votação coletiva e participaram os críticos António Branco, Eray Aytimur, Gonçalo Falcão e Nuno Catarino e o convidado Rui Tentúgal (jornalista, Expresso).

Ler mais

28 de Dezembro de 2022

Melhores de 2022: Reedições / Históricos

António Branco, Eray Aytimur, Gonçalo Falcão, Nuno Catarino, Inês Laginha e Rui Tentúgal

Aqui estão as nossas seleções dos favoritos do ano. Estas listas resultam de uma votação coletiva e este ano participaram nas votações os críticos António Branco, Eray Aytimur, Gonçalo Falcão e Nuno Catarino e dois convidados: Inês Laginha (pianista, diretora artística da Casa Bernardo Sassetti) e Rui Tentúgal (jornalista, Expresso). Aqui está a lista das melhores reedições – ou discos históricos – de 2022.

Ler mais

Agenda

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

25 Março

Mário Laginha com Orquestra Clássica da Madeira

Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

25 Março

The Rite of Trio

Porta-Jazz - Porto

25 Março

Sofia Borges (solo) “Trips and Findings”

O'culto da Ajuda - Lisboa

25 Março

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

25 Março

Katerina L’Dokova

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

25 Março

Kurt Rosenwinkel Quartet

Auditório de Espinho - Espinho

26 Março

Giotto Roussies Blumenstrauß-Quartett

Cantaloupe Café - Olhão

26 Março

João Madeira, Carlos “Zíngaro” e Sofia Borges

BOTA - Lisboa

26 Março

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

Ver mais