24 de Novembro de 2022

Os discos favoritos de Cécile Cappozzo

texto: David Cristol / fotografia: Rémi Angeli

A pianista Cécile Cappozzo é um dos novos rostos da cena musical francesa. Com um disco acabado de editar ao leme do seu quinteto, “Hymne d’Automne” (Ayler Records), Cappozzo começa a afirmar-se definitivamente na cena internacional. A pianista esteve à conversa com o crítico francês David Cristol (colaborador das revistas Jazz Magazine e Citizen Jazz), partilhando os discos da sua vida. Aqui estão eles.

Ler mais

18 de Novembro de 2022

Casa Cheia aberta ao jazz

texto: Nuno Catarino / fotografia: Alexandra Paramês

Surgiu um novo espaço cultural no Bairro Lopes, em Lisboa. A Casa Cheia tem-se feito notar por uma programação regular e interessante, onde se destacam jovens talentos da cena jazz, tendo por lá passado músicos como Bernardo Tinoco, Marta Rodrigues, Nazaré da Silva ou Vasco Pimentel. Estivemos à conversa com Alice Ruiz, que nos apresenta este novo espaço. Divulgamos também, em primeira mão, a programação jazz da Casa Cheia até março de 2023. Está tudo aqui.

Ler mais

25 de Outubro de 2022

Retratar emoções

texto: António Branco / fotografia: Carlota Pinto Leite

Até 30 de novembro estará patente no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, a exposição “Drums”, da autoria da artista plástica Carlota Pinto Leite, no âmbito da 23.ª edição do festival Angrajazz. A jazz.pt falou com ela.

Ler mais

18 de Outubro de 2022

Fundamentalmente, a cor

texto: Nuno Catarino / fotografia: Rui Silva

Palco regular de concertos, a Cossoul tem sido um espaço privilegiado para quem acompanhe a cena da improvisação livre em Lisboa. O fotógrafo Nuno Martins vem documentando o ciclo de concertos “Noites Phonogram Unit” e daqui resultou uma exposição de fotografia. Porque a música também se pode ver, estivemos à conversa com o fotógrafo.

Ler mais

28 de Setembro de 2022

Farrell Sanders, dá cá um abraço

texto: Nuno Leal / fotografia: Chuck Stewart

O saxofonista Pharoah Sanders morreu no dia 24 de setembro, aos 81 anos. Convidámos Nuno Leal – copywriter criativo, antigo colaborador da saudosa webzine Bodyspace – a prestar-lhe homenagem.

Ler mais

22 de Setembro de 2022

O Duke e a Rainha na capital portuguesa

texto: Pedro Cravinho

No quinto texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho discorre sobre a realeza que mais importa e recupera a vinda a Lisboa (Cinema Monumental), em janeiro de 1966, da cantora Ella Fitzgerald e da orquestra liderada pelo pianista, compositor e maestro Duke Ellington, figuras maiores da história do jazz, numa altura em que o país permanecia mergulhado na escuridão...

Ler mais

20 de Setembro de 2022

“Victims No More”: justiça de género no jazz

texto: Beatriz Nunes / fotografia: Enid Farber

Beatriz Nunes e Leonor Arnaut, investigadoras e cantoras portuguesas, participam no novo livro “The Routledge Companion to Jazz and Gender” contribuindo com a autoria de um capítulo. Em exclusivo, apresentamos na jazz.pt uma versão resumida do artigo.

Ler mais

12 de Setembro de 2022

Kendrick Lamar e a nova era do rap

texto: Martim Paulouro

A obra-prima “To Pimp a Butterfly” – que contou com a colaboração de músicos de jazz, como Kamasi Washington e Ambrose Akinmusire – consagrou Kendrick Lamar como uma das figuras de proa do hip-hop do século XXI. Sete anos depois, Lamar volta a dar cartas. Na secção Outras músicas, Martim Paulouro escreve sobre a evolução do incontornável rapper de Compton.

Ler mais

10 de Setembro de 2022

A mulher maravilha da vida real

texto: Rodrigo Brandão / fotografia: Tiago Nicolas

Nesta colaboração mensal com a jazz.pt, o paulista Rodrigo Brandão faz uma ponte com a música brasileira e as suas referências pessoais do jazz. Para a sexta edição da série “Lua Cheia”, Rodrigo Brandão conversa com a cantora Juçara Marçal, um fenómeno da música brasileira da atualidade.

Ler mais

30 de Agosto de 2022

“Remembrance”: uma (po)ética do crepúsculo

texto: Cláudia Coimbra / imagem: Emily Brontë por Patrick Branwell Brontë, c. 1833 (National Portrait Gallery)

O contrabaixista e compositor Nélson Cascais gravou o disco “Remembrance” inspirado na poesia de Emily Brontë. Lançámos o convite a Cláudia Coimbra – professora, tradutora e investigadora de cultura e literatura na área dos estudos anglo-americanos, amante incondicional de poesia romântica – a ouvir o disco e refletir sobre a música. Aqui ficam as suas palavras.

Ler mais

25 de Agosto de 2022

New York Minute: Jam sessions em Nova Iorque a partir de uma abordagem etnomusicológica (2.ª parte)

texto: Ricardo Pinheiro

Na segunda parte deste artigo para a jazz.pt, o guitarrista e musicólogo Ricardo Pinheiro continua a análise de cinco espaços de performance de jazz em Manhattan, Nova Iorque, para defender a importância da participação em jam sessions no percurso profissional dos músicos de jazz, examinando a sua relação com esta ocasião performativa.

Ler mais

18 de Agosto de 2022

New York Minute: Jam sessions em Nova Iorque a partir de uma abordagem etnomusicológica (1.ª parte)

texto: Ricardo Pinheiro

Em artigo para a jazz.pt, o guitarrista e musicólogo Ricardo Pinheiro parte da análise de cinco espaços de performance de jazz em Manhattan, Nova Iorque, para defender a importância da participação em jam sessions no percurso profissional dos músicos de jazz, examinando a sua relação com esta ocasião performativa. A segunda parte deste artigo será publicada na próxima semana.

Ler mais

16 de Agosto de 2022

Meio século de paixão pelo jazz

texto: António Branco / fotografia: André Ferreira, Rui Camacho

Jorge Borges é um dos nomes fundamentais da história do jazz na Madeira. Membro fundador do quinteto Oficina, dos G´BAP ou Dixie 8 Fun, esteve também presente nos primeiros tempos do Madeira Jazz Collective. Pianista, promotor, divulgador e pedagogo, figura essencial do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Eng. Luiz Peter Clode (CEPAM). Com o álbum "Meio Século à Volta do Jazz", acabado de lançar, celebra a sua paixão por esta música. A jazz.pt foi ao seu encontro.

Ler mais

11 de Agosto de 2022

Mil tons de Nascimento

texto: Rodrigo Brandão / fotografia: Brian Jackson

Natural de São Paulo, Rodrigo Brandão é performer de spoken word e nesta colaboração com a jazz.pt faz uma ponte com a música brasileira e referências pessoais do jazz. Na quinta edição da série “Lua Cheia”, Rodrigo Brandão escreve sobre um dos maiores nomes da canção brasileira, Milton Nascimento.

Ler mais

4 de Agosto de 2022

Que essa coisa é que é linda

texto: António Branco / fotografia: Manuel Roberto

A Associação Cultural e Recreativa Convívio, sediada em Guimarães, acaba de editar um disco do Inquiet Ensemble que presta tributo ao cantor, compositor, poeta, arranjador, produtor e agitador cultural José Mário Branco. A este propósito, a jazz.pt conversou com César Machado, ex-Presidente e atual dirigente do Convívio, coordenador do projeto.

Ler mais

29 de Julho de 2022

“Som Livre na noite Portuguesa”: Jam session na Renascença

texto: Pedro Cravinho

No quarto texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho recorda a histórica vinda a Portugal, em maio de 1970, do Modern Jazz Quartet, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, inaugurando uma relação com o jazz que se mantém na atualidade (a edição de 2022 do Jazz em Agosto arranca amanhã). E não esquece uma jam session com Gilberto Gil…

Ler mais

18 de Julho de 2022

Que jazz é aquele?

texto: Nuno Catarino

O festival Que Jazz É Este? realiza-se em Viseu e chega este ano à sua 10.ª edição. O festival é marcado, mais uma vez, pela assumida diversidade da programação, que inclui projetos como Pedro Moreira Sax Ensemble, José James, Spinifex Sings, Karyna Gomes, Peixe-Boi e Manuel Linhares, entre outros. Estivemos à conversa com Ana Bento - da direção da associação Gira Sol Azul, que promove o festival - que numa pequena conversa nos apresenta o festival.

Ler mais

12 de Julho de 2022

Um mago chamado Mazurek

texto e fotografia: Rodrigo Brandão

Rodrigo Brandão é performer de spoken word e nesta colaboração com a jazz.pt faz uma ponte com a música brasileira e outras referências pessoais do jazz. Depois de artigos dedicados a Naná Vasconcelos, Brian Jackson e Guilherme Granado, nesta quarta edição da série “Lua Cheia” Rodrigo Brandão escreve sobre o seu “Sun Ra pessoal”: Rob Mazurek.

Ler mais

8 de Julho de 2022

16 HOMENS – 0 MULHERES

texto: Sofia Rajado / fotografia: Nuno Martins

Sofia Rajado, colaboradora da jazz.pt, escreve sobre a falta de diversidade na programação do JiGG - Jazz im Goethe-Garten 2022.

Ler mais

30 de Junho de 2022

A tradição não chega, a inovação não basta; é preciso circular “fora de portas”

texto: Pedro Cravinho

No terceiro texto da sua rubrica “(des)encontros com o jazz (e música improvisada) em Portugal”, o investigador Pedro Cravinho reflete sobre a circulação internacional de músicos e projetos portugueses e revisita o (curto) catálogo da Up Beat Records, editora pioneira fundada e gerida no final dos anos 1990 pelo trompetista Eduardo Santos, precocemente desaparecido.

Ler mais

Agenda

29 Novembro

Sélène Saint-Aimé

Teatro da Trindade - Lisboa

29 Novembro

Mariana Dionísio e João Pereira “Tracapangã”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

30 Novembro

Sul

Museu Nacional Soares dos Reis - Porto

30 Novembro

Miguel Ângelo Quarteto

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

30 Novembro

Gonçalo Sousa e Francesca Guatteri

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

30 Novembro

Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek

Casa da Música - Porto

01 Dezembro

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia, Alexandre Frazão e Tomás Marques

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

02 Dezembro

João Lencastre Free Celebration

SMUP - Parede

02 Dezembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

Ver mais