20 de Março de 2017

Compor de outro modo

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Improvisação e composição instantânea são uma e a mesma coisa, o que quer dizer que uma música “improvisada” pode ser mais estruturada do que uma “composta” no momento. O mais não seja porque improvisar é compor de outro modo. Dois conceituados grupos nacionais comprovaram isso mesmo neste mês de Março.

Ler mais

19 de Março de 2017

Um outro Porto

texto Rui Eduardo Paes fotografia Melanie Pereira e Lucas Tavares

Na sua 17ª edição, o evento organizado no Porto pela Free Jazz Company (foto acima, na companhia de Ove Volquartz) tomou as feições de um festival e juntou outros grupos e músicos ao quarteto. Ouviu-se free à maneira de Archie Shepp, improvisação com idiomatismos punk, música de câmara espontânea e articulações com a dança butô e a poesia de choque, entre algo mais. Decididamente, há mais jazz e “improv” a Norte do que os oferecidos pela Porta-Jazz e pela Sonoscopia…

Ler mais

13 de Março de 2017

Entre o intimista e o orquestral

texto Rui Eduardo Paes fotografia Município da Amadora

Dois concertos introspectivos, outros dois com grandes massas sonoras e um a puxar pela electricidade: foi este o enquadramento da sétima edição do festival que se diz ciclo na Amadora. Na memória ficarão, muito em particular, as prestações dos veteranos João Paulo Esteves da Silva e Carlos Bica e dos jovens Home (foto acima).

Ler mais

3 de Março de 2017

Comprovação em Lisboa

texto Nuno Catarino

O burburinho gerado pelo álbum “Getting All the Evil of the Piston Collar!” ficou justificado com a apresentação lisboeta do grupo do Porto na Culturgest. O concerto manteve-se em alta tensão entre o jazz e o rock, mas terminou com um tema atmosférico e cantado que destoou de tudo o resto.

Ler mais

27 de Fevereiro de 2017

Entre linhas

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Há mais formas de equacionar o jazz e a música improvisada com o rock do que as propostas pela fusão e pela colagem. Assistimos a duas muito diferentes, uma proposta por músicos de jazz que andam a desafiar as fronteiras do género e a outra de instrumentistas do rock insatisfeitos com as imperantes limitações de estilo, tanto assim que chamaram a tocar consigo figuras de outras áreas. Os resultados convenceram.

Ler mais

6 de Fevereiro de 2017

Arte do piano

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Rodrigo Pinheiro e Manuel Guimarães estiveram em destaque nos dois mais recentes concertos da SMUP dedicados à improvisação. O primeiro num registo mais jazz do que lhe é hábito e o outro entrando pelos domínios da música de câmara, bem como dentro do piano. Em qualquer dos casos, bem acompanhados. Aqui contamos como foi (na foto: Guimarães e José Bruno Parrinha)…

Ler mais

30 de Janeiro de 2017

Passos dados

texto Rui Eduardo Paes fotografia A Besta

O novo projecto do colectivo A Besta apresentou na Zaratan o seu free-noise-punk-jazz e surpreendeu pela diferença, pelo ir e vir das situações e pela força da música. A primeira parte da sessão não o fez menos, com Jorge Nuno a solo passando pelo negrume do stoner e desembocando num céu estrelado tocado com os dedos.

Ler mais

27 de Janeiro de 2017

Quando o Norte desce ao Sul

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

O grupo do Porto rumou até à Costa do Sol para tocar uma música que já pouco tem que ver com o disco que por aí circula. Mas se a primeira parte do concerto a 21 de Janeiro era de música claramente estruturada e ensaiada, a segunda, com a convidada Pamelia Kurstin, voltou a mergulhar na liberdade e na energia da improvisação. O público exultou.

Ler mais

24 de Janeiro de 2017

Começo auspicioso

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

O trompetista Luís Vicente iniciou o ano de 2017 com três idas à Parede para concertos muito diferentes – um de jazz de câmara que evocou Satie, outro na mesma noite em que a improvisação dominou sobre a aleatoriedade, um terceiro em contexto de electroacústica à maneira dos Nurse With Wound e finalmente outro – o melhor de todos – em contexto mais sincopado. Um bom arranque para o que mais fizer nos meses que aí vêm…

Ler mais

23 de Dezembro de 2016

Adeus 2016, e não voltes

texto Rui Eduardo Paes

Sem PA e com apenas cinco músicos, entre um solo e dois duos, o Salão Brazil despediu-se das suas programações do ano nos domínios do jazz e da música improvisada com uma tripla de concertos que teve o seu apogeu numa extravagante actuação de um novo residente em Portugal e de outro que está em permanente vai e vem entre Barcelona e Lisboa. Foi tão bom…

Ler mais

13 de Dezembro de 2016

Filhos de Cascais

texto Rui Eduardo Paes

Três músicos da linha de Cascais partilham uma visão e até uma linguagem que resulta precisamente do facto de terem habitado o mesmo espaço físico. Pedro Lopes, Pedro Sousa (foto acima de Cláudio Rêgo) e Gabriel Ferrandini acabaram o ano com grandes concertos.

Ler mais

5 de Dezembro de 2016

Curvas e arestas

texto Rui Eduardo Paes

Em mais um dos seus raros encontros, o quarteto luso-alemão protagonizou um concerto – ou, mais exactamente, uma sessão de gravação com público – em que a improvisação se fez com projecções geométricas. Resultou algo de muito particular e diferente, como se verifica no relato em baixo.

Ler mais

28 de Novembro de 2016

Uma semana infernal

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Foram dias agitados na SMUP, com uma residência artística para gravação de um disco ao vivo, uma sessão com dois grupos a tocarem juntos e mais três concertos na confluência de vários idiomas musicais mas com um semelhante interesse pelo experimentalismo e pela improvisação. Valeram a pena e vieram com um prémio. Relato do que aconteceu para ler aqui.

Ler mais

22 de Novembro de 2016

Medidor de tendências

texto Rui Eduardo Paes fotografia Nuno Rocha

A décima edição do festival da editora Creative Sources serviu, mais uma vez, para perceber por onde vão os caminhos da música improvisada e de como nesta área não existem cartilhas. Aqui ficam algumas palavras sobre o que a jazz.pt ouviu…

Ler mais

15 de Novembro de 2016

Quarenta avos de milénio em celebração

texto Gonçalo Falcão fotografia Paulo Pacheco

A jazz.pt assistiu às duas primeiras semanas da 25ª edição do festival de jazz de Guimarães. Aqui ficam as impressões suscitadas por esta comemoração de um quarto de século de música, em continuação esta semana com mais um punhado de concertos.

Ler mais

14 de Novembro de 2016

Pano para mangas

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

A combinação no mesmo dia de um concerto de música livremente improvisada e outro de jazz levantou muitas questões que estão longe ainda de encontrar resposta. E o interessante foi ouvir os músicos de cada um deles a complicar os termos. Muita discussão esta “double bill” providenciaria…

Ler mais

8 de Novembro de 2016

Mudanças de fundo

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Mudado do Teatro A Barraca para a SMUP, e de Lisboa para a Parede, o festival de uma só noite acabou por ter a sua melhor edição de sempre e com igual afluência de público. Todos os quatro portugueses, dois alemães, um belga e um holandês estiveram muito bem, mas a grande revelação foi o pianista Seppe Gebruers (foto acima).

Ler mais

1 de Novembro de 2016

Música, bipolaridade e foto-takes

texto Gonçalo Falcão fotografia Seixal Jazz e Anabela Carreira

Colin Stetson brilhou a solo numa edição do festival de que foi difícil formar uma imagem mental do mesmo, tal a disparidade dos concertos programados. O projecto “Grand Valis” de Hugo Carvalhais (foto acima, de Anabela Carreira) e o trio de Mette Henriette foram outros momentos fortes. Aqui se faz o balanço.

Ler mais

30 de Outubro de 2016

Boas práticas

texto Rui Eduardo Paes fotografia Jazz ao Centro Clube

Com o programa dividido entre a base no Salão Brazil e o novo Convento de S. Francisco, a 14ª edição do festival conimbricense foi um sucesso, com salas à cunha e público satisfeito. Nem tudo foi musicalmente magnífico, mas o que foi chegou a níveis bem altos.

Ler mais

24 de Outubro de 2016

Tutti frutti

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo e Rui Baião

Com apenas alguns dias de intervalo, três concertos realizados, este mês de Outubro, na já incontornável SMUP confirmaram uma vez mais que há tantas práticas de jazz e da chamada música improvisada quanto as que se podem imaginar. Para todos os gostos (foto acima: Cene Resnik por Rui Baião)…

Ler mais