Portalegre Jazzfest, 13 de Fevereiro de 2017

Portalegre Jazzfest

Oslo, Chicago e Lisboa vão ao Alto Alentejo

texto Nuno Catarino

O Portalegre Jazzfest está de volta. A 14ª edição do festival de jazz da cidade alentejana realizar-se-á, como habitualmente, em dois fins-de-semana, entre os dias 23 de Março e 1 de Abril. O segundo bloco será inteiramente dedicado à cena norueguesa, mas no cartaz estão dois projectos nacionais e músicos de outras origens.

O festival arranca no dia 23, quinta-feira, com a actuação do duo PeterGabriel pelas ruas de Portalegre, funcionando como chamariz para o evento. O duo é constituído por Pedro Sousa (saxofone tenor) e Gabriel Ferrandini (bateria), que após vários anos de colaboração se apresentam oficialmente pela primeira vez com a irónica designação que junta os seus nomes próprios, numa referência ao ex-líder dos Genesis. Muito diferente será, no entanto, a música, virada para o tipo de free jazz incendiário inaugurado por Albert Ayler.

No dia 24, o CAEP - Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre acolhe a actuação dos Shelter às 21h30. Este quarteto reúne quatro improvisadores de renome mundial, vindos de diversas partes do mundo, designadamente Nova Iorque, Chicago, Amesterdão e Berlim: Nate Wooley (trompete, na foto acima), Ken Vandermark (saxofones, clarinete, também na foto), Jasper Stadhouders (baixo eléctrico e guitarra) e Steve Heather (bateria). O grupo promete apresentar «o som do futuro, agora» e Portalegre terá oportunidade de testemunhar a sua música acesa, arriscada e fulgurante, com alguma coisa de rock a fazer-se ouvir.

No sábado, dia 25, os lisboetas João Hasselberg e Pedro Branco apresentam o seu projecto conjunto no CAEP. Os dois músicos editaram no final de 2016 o aplaudido "Dancing Our Way to Death", disco feito com melodias intemporais que puxam ao sentimento. Para Março está anunciado um novo disco, desta vez numa edição Clean Feed, que continuará as ideias já reveladas no primeiro disco. Neste concerto o duo vai contar com alguns ilustres convidados: Afonso Cabral, Albert Cirera, João Paulo Esteves da Silva e João Lencastre. Nas noites de 24 e 25, após os concertos no CAEP, a dupla PeterGabriel irá também actuar no Bar Gémeos (23h30).

 João Hasselberg e Pedro Branco

Ballrogg

A segunda semana do Portalegre Jazzfest será marcada pelo jazz norueguês. No dia 31 de Março, sexta, o CAEP acolhe a actuação dos Ballrogg. Este grupo junta Klaus Ellerhusen Holm (saxofones, clarinete, “field recordings”), Roger Arntzen (contrabaixo) e David Stackenäs (guitarra, nesta que é uma das versões do trio – a outra inclui o também tocador de banjo e pedal steel Ivar Grydeland), fomentando um jazz criativo e aberto que tanto incorpora elementos da new music como de country, blues e folk.

O derradeiro dia do festival, 1 de Abril, faz-se com os Friends & Neighbors. A banda reúne Thomas Johansson (trompete), André Roligheten (sax tenor e clarinete), Oscar Grönberg (piano), Jon Rune Strøm (contrabaixo) e Tollef Østvang (bateria) e a sua música combina melodia e energia. Nesta segunda parte do festival, após os concertos no CAEP, toca no Bar Gémeos a dupla Party Knullers (Fred Lonberg-Holm e Stale Liavik Solberg), fazendo a ponte entre Chicago e Oslo.

A entrada para cada um dos concertos do CAEP está fixada em 6€ e o passe para as quatro noites fica por 20 € (com oferta de 4 CDs). Além dos concertos, há ainda as actividades paralelas que complementam a programação oficial: a Feira do Disco e uma Mostra de Produtos Regionais.