Gledalec

Kaja Draksler Octet: “Gledalec” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Já conhecíamos a pianista eslovena enquanto improvisadora, mas o que esta nova edição mostra é uma compositora. Apesar de Kaja Draksler ser jovem, sendo por isso difícil lavrar sentenças definitivas, também não é legítimo diminuir o seu trabalho por cautela e é por isso que facilmente elevo este disco à ...

Ler mais

Duot & Andy Moor: “Food” (Repetidor) (Curtas)

Curtas

Free jazz? Free rock? Free improv? Tudo isso e nada é o novo disco (em vinil de grossa gramagem, à antiga) do Duot de Albert Cirera e Ramón Prats, desta vez com o convidado Andy Moor, o mesmo dos Dog Faced Hermans, dos saltitantes The Ex, dos Lean Left de ...

Ler mais

Native Aliens Ensemble: “Native Aliens Ensemble” (Trytone) (Curtas)

Curtas

Yedo Gibson pode ter trocado Amesterdão por Colares, mas não trocou a cena holandesa do jazz e da música improvisada pela portuguesa – simplesmente, adicionou esta à outra, continuando a frequentá-la com assiduidade. O saxofonista brasileiro surge neste disco, o primeiro do Native Aliens Ensemble, com o seu soprano, e ...

Ler mais

Gilles Aubry: “And Who Sees the Mystery” (Cargo Records) (Curtas)

Curtas

Eis um disco para quantos apreciaram a associação de Ornette Coleman com os Master Musicians of Jajouka, patente em “Dancing in Your Head”, e que foram seguindo as não poucas combinações que o jazz foi tendo com as músicas árabe e berbere ao longo da sua história, com exemplos discográficos ...

Ler mais

Gregor Vidic / Nicolas Field: “Do You Have a Room?” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

«Nunca consegui compreender porque é que no free jazz os saxofonistas estão sempre a berrar. Por que raio se há-de fazer música sempre aos gritos?», disse-me certa vez Rão Kyao. O agora exclusivamente flautista que trocou o jazz pela world music até que pode ter razão, mas quando ouvimos algo ...

Ler mais

Phillip Schulze: “Ambassador Duos” (apparent extent) (Curtas)

Curtas

Aqui está um álbum que tem passado despercebido tanto nos círculos do jazz como nos da música contemporânea, pelo facto de em cada um desses “lados” ser entendido como algo que pertence ao outro. Em tempo de sincretismos estéticos e de transdisciplinaridades artísticas tudo justificava que se deixasse de compartimentar ...

Ler mais

Trio Heinz Herbert: “The Willisau Concert” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Não é a primeira vez que da Suíça nos surge um grupo de nome tão pouco atractivo (é o caso dos Steamboat Switzerland), e também não é a primeira vez que daquele país nos chega uma inovadora proposta de música eléctrica na esfera de influência do jazz. O certo é ...

Ler mais

Samuel Rohrer: “Range of Regularity” (Arjuna Music) (Curtas)

Curtas

Podemos ouvir Samuel Rohrer junto de músicos como Mark Feldman, Claudio Puntin e Vincent Courtois, mas o nome deste percussionista de Berlim será provavelmente mais reconhecido pelos amantes de um certo jazz nórdico, dadas as suas prestações com figuras como Sidsel Endresen, Nils Petter Molvaer, Eivind Aarset e Jan Bang. ...

Ler mais

Dominique Pifarély Quartet: “Tracé Provisoire” (ECM) (Curtas)

Curtas

Depois de um disco a solo (“Time Before and Time After”) que ficou para os anais da história do violino “jazz”, Dominique Pifarély continua o seu périplo pela ECM com uma edição em que surge no mais convencional dos agrupamentos deste género musical, o quarteto com secção rítmica formada por ...

Ler mais

Émile Parisien Quintet feat. Joachim Kuhn: “Sfumato” (ACT) (Curtas)

Curtas

As habituais colaborações de Émile Parisien com Hugo Carvalhais tornaram o saxofonista soprano francês um “compagnon de route” do jazz que se pratica em Portugal, e é esse trabalho em progressão que explica o facto de, no quinteto de “Sfumato”, participar Mário Costa, membro do grupo do compositor e contrabaixista ...

Ler mais

Pedra Contida: “Amethyst” (FMR) (Curtas)

Curtas

Ao segundo opus, o quinteto de Nuno Torres, Marcelo dos Reis, Angélica V. Salvi, Miguel Carvalhais e João Pais Filipe liberta-se da compulsão de experimentar as diversas abordagens à quietude ouvidas em “Xisto” (reducionismo, near-silence, lowercase, etc.) e apresenta um trabalho que, se continua a aplicar estratégias de contenção, ganha ...

Ler mais

The Nada: “The Nada” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Mais uma lufada de ar fresco vinda do Norte. The Nada é a nova oportunidade de ouvir João Guimarães – um dos mais cativantes saxofonistas da nova geração do jazz português, tal como se descobriu com “Zero” e com a primeira versão do grupo Fail Better! – na plenitude das ...

Ler mais

Szilárd Mezei / Nicola Guazzaloca: “Lucca and Bologna Concerts” (Amirani) (Destaques)

Destaques

Nicola Guazzaloca é um dos mais surpreendentes pianistas da improvisação europeia. Esteve em Portugal há umas semanas, para uma participação no MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia e para gravar um disco com Carlos “Zíngaro”, Alvaro Rosso e João Pedro Viegas, no rescaldo ainda do lançamento ...

Ler mais

Carlo Mascolo: “My Tubes” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

reative Sources)

 

Presença habitual no MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, o italiano Carlo Mascolo não será desconhecido dos apreciadores portugueses do krautrock: tem integrado os Embryo de Christian Burchard, bem como outros projectos liderados por este baterista e vibrafonista alemão. Colaborações com figuras cimeiras ...

Ler mais

Baphomet: “Da Rosa Nada Digamos por Agora…” (Bapho Records) (Curtas)

Curtas

Toda a música improvisada é idiomática, e não simplesmente porque esta corrente que Derek Bailey chegou a classificar como “não-idiomática” fundou uma estética e uma linguagem próprias: as conexões com o jazz, com a contemporânea, com o rock ou com alguma combinação dessas expressões mantiveram-na dentro das lógicas estabelecidas por ...

Ler mais

Ensemble MIA: “Live 2016” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Se as tardes do MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia são preenchidas por actuações de grupos constituídos por sorteio, combinando de formas variadas os músicos que participam neste festival “sui generis” realizado anualmente, a meio de Maio, no concelho de Peniche, os fechos da noite realizam-se ...

Ler mais

Staub Quartet: “House Full of Colors” (JACC Records) (Curtas)

Curtas

Calhou que este “House Full of Colors” fosse lançado pouco tempo depois de outro disco dominado por instrumentos de cordas com a participação de Carlos “Zíngaro”, “Chant”. A coincidência serviu ainda mais para salientar as diferenças existentes entre o Staub Quartet e o Nuova Camerata. Se esta última formação tem ...

Ler mais

João Pedro Viegas / Guy-Frank Pellerin / Silvia Corda / Adriano Orrú: “For Massas” (Pan y Rosas) (Curtas)

Curtas

Registo ao vivo de um concerto na galeria de arte da Ler Devagar na Lx Factory, este que aqui fica documentado terá sido o último a que assistiu um fã muito especial do jazz e da música improvisada, presença frequente em concertos e festivais e amigo dos músicos da cena ...

Ler mais

Baldo Martínez Grupo: “Vientos Cruzados” (Karonte) (Curtas)

Curtas

O contrabaixista galego, mas residente em Madrid, Baldo Martínez é mais conhecido fora de portas pelo duo que formou com o italiano Carlo Actis Dato, pelo colectivo que integra com dois espanhóis internacionalmente aclamados (não há regra sem excepção) Agustí Fernández e Ramón Lopez, Triez, e ainda pelo seu Cuarteto ...

Ler mais

Marco Franco: “Mudra” (Revolve) (Curtas)

Curtas

Já se sabia que o baterista Marco Franco tinha o saxofone soprano como um instrumento de especial apreço, com ele surgindo em disco, aliás, no álbum “23 Exposures”, ao lado de Ernesto Rodrigues e José Oliveira. Lembro-me, também, de o utilizar num concerto com Carlos “Zíngaro”, mas pouco mais o ...

Ler mais