, 26 de Abril de 2017

JACC comemora 14º aniversário e Dia Internacional do Jazz

O 14º aniversário do Jazz ao Centro Clube e o Dia Internacional do Jazz vão ser especialmente comemorados em Coimbra e arredores, com um programa de eventos que decorrerá de 28 a 30 de Abril. Nos dois primeiros dias decorre o Jazz Ponto de Encontro. Dia 28, pelas 14h00, o trio de Joana Lopes (vozI, Alexandre Figueiredo (baixo) e Miguel Coelho (guitarra) actua no Cerium, em Ceira, apresentando-se logo de seguida, às 16h30, no Museu do Moleiro, em Cernache. A partir das 22h00, no conimbricense Salão Brazil, serão também dois os concertos, desta vez com o Adam Bertola Trio, formado pelo vibrafonista Tiago Baptista com Carlos Garrote em contrabaixo e Diogo Alexandre na bateria, seguindo-se os Ametista de Marcelo Mura (guitarra), Marco Santos (piano), Rui Alvarez (contrabaixo) e João Gil (bateria).

A 29, são três os grupos que irão ao Mercado das Almas de Freire, em Santa Clara (10h30), à Baixa de Coimbra (11h00 e 16h30) e a Blasfemes (17h00): o duo da cantora Vitória Wilkens cm o guitarrista Cristiano Neves, o mesmo trio acima referido e a banda de Raquel Rodrigues (piano), Diana Sampaio (saxofone e Carlos Silva (guitarra). À noite, no Salão Brazil, estará o Red Trio, na sua formação habitual de trio de piano, com Rodrigo Pinheiro no Petrov da casa, Hernâni Faustino em contrabaixo e Gabriel Ferrandini na bateria.

O dia 30 está reservado para a apresentação do XJazz de 2017, ou seja, o ciclo de concertos que se realiza entre a Primavera e o Verão nas aldeias do xisto, esperando-se algumas surpresas. Esta será realizada às 17h00, mas antes o Salão Brazil inclui dois eventos musicais com moldes diferentes do habitual. Às 11h00 o PIAR, associando o pianista Rodrigo Pinheiro a um tear manobrado pelas senhoras da Casa das Tecedeiras, e às 15h00 o Electroprint, com a electrónica de Tiago Ângelo e os sons da impressora 3D do Fab Lab Aldeias do Xisto. No serão actuam o Combo do Conservatório de Música de Coimbra e o Combo da Tone Music School. A entrada para todos os espectáculos é livre.