, 28 de Fevereiro de 2017

Culto-Cilcuito de Março tem edição especial

Desde há dois anos que, todos os meses, o grupo portuense The Free Jazz Company (foto acima) organiza um conjunto de eventos a que dá o nome de Culto-Cilcuito – Circuito de Improvisação do Porto. A 17ª sessão deste vai acontecer de 9 a 12 de Março próximo com um maior volume de actividades no seu programa. Tudo começa, na noite de 9, com uma actuação no auditório da ESAP daquele quarteto formado por Paulo Alexandre Jorge, Ulisses Teixeira, Francisco Morgan Fernandes, José Manuel Pereira e João Magalhães com o clarinetista e saxofonista alemão Ove Volquartz como convidado.

No dia 10 são dois os concertos no Armazém 22. Primeiro toca a dupla Má Hora, de Daniel Ferrer, músico radicado na Holanda, e João Sousa, elemento do colectivo A Besta e mentor de bandas de rock experimental e improvisado como Cardíaco, A-nimal e ParPar, com Volquartz como “guest”. Depois, sobe ao palco a Free Jazz Company na sua configuração habitual de quinteto. No mesmo local, o preenchido cartaz do dia 11 é entregue ao Lisbon String Trio, formação que reúne Ernesto Rodrigues, Miguel Mira e o uruguaio Alvaro Rosso, ao projecto performativo “Quiasma”, que junta o bailarino de butô Swen Wu Wei e os saxofones de Alexandre Jorge e, finalmente, ao trio de Manuel Guimarães, Pedro Castello-Lopes e Tiago Varela.

A 12 de Março o Culto-Cilcuito muda-se para o espaço Rosa Imunda, com tudo a acontecer, desta vez, durante a tarde. A série abre com o duo luso-germânico de “live-electronics” 111, constituído por Pedro Centeno e Svenja Wolff. Segue-se a performance “O Uivo”, com a “poesia de choque” de António Pedro Ribeiro e Luís Beirão a ter acompanhamento musical da Free Jazz Company. O fecho acontece com Not That Different, uma parceria de Paulo Alexandre Jorge e Daniel Ferrer.

Incluídas estão ainda uma palestra sobre improvisação do escritor e jornalista musical Rui Eduardo Paes no dia 10, a ter lugar na Sala de Actos da ESAP, e a oficina “Há Culto-Cilcuito na Escola”, a 11, no Projecto Eres. Mais informação em: http://www.cultocilcuito.com