29 de Maio de 2017

Ouvido e improvisado

Desenho Rita Draper Frazão

A artista plástica e ilustradora Rita Draper Frazão voltou este ano a Atouguia da Baleia para desenhar o que ouviu no “congresso” dos improvisadores. Enquanto não esteve sentada na primeira fila a desenhar o que acontecia, foi convidada a subir ao palco para “tocar” as suas imagens com os músicos. Aqui ficam algumas das suas impressões auditivas (em cima, uma partitura para o grupo Baphomet)…

Ler mais

27 de Dezembro de 2016

MELHORES DE 2016

jazz.pt

E eis-nos chegados ao fim de mais um ano, com muita música colocada em disco ou dada a ouvir no palco. Aqui ficam as preferências da nossa equipa. O que não ouviram ainda procurem, que vai valer a pena… Ficam os nossos votos de um óptimo 2017, cheio de criatividade e de tudo o mais que vos faça felizes.

Ler mais

31 de Outubro de 2016

Ver para crer

texto Nuno Catarino

Um novo disco reúne o contrabaixista italiano, residente em Lisboa, Massimo Cavalli e músicos nacionais como Mário Laginha e Ricardo Pinheiro ao histórico Dave Liebman e a Eric Ineke. Aqui se conta como é que isso aconteceu…

Ler mais

20 de Setembro de 2016

Sempre em crescendo

Nuno Catarino

A escadaria que liga a Baixa de Coimbra à zona universitária é palco, todos os anos, de um ciclo de jazz ao ar livre com características sui generis, e isso porque o público se dispõe à frente e atrás dos músicos ou espalha-se pelas varandas e pelas janelas. Aqui se conta como foi a edição deste ano, com palavras do seu programador…

Ler mais

14 de Setembro de 2016

Pedro, o Louco ou Pedro, o Grande?

texto Vítor Rua

Não é habitual. Um dos nomes maiores da música que, em Portugal, vem recorrendo à improvisação, Vítor Rua, escreve nas linhas abaixo um elogio ao editor que conseguiu o inimaginável – criar uma etiqueta portuguesa dedicada ao jazz que é considerada como uma das mais importantes do mundo, a Clean Feed.

Ler mais

30 de Agosto de 2016

Vieram para ficar

texto Fabricio Vieira

Não, a presença de dois percussionistas do Brasil na Large Unit de Paal Nilssen-Love (vimo-los e ouvimo-los no recente Jazz em Agosto) não é um caso excepcional. Desde a década de 1970, pelo menos, que o jazz conta com o seu contributo, tal como nesta prosa refere o nosso correspondente em S. Paulo, destacando alguns dos seus nomes maiores…

Ler mais

9 de Agosto de 2016

Estiveram no MIA

desenho Rita Draper Frazão

A artista plástica Rita Draper Frazão recorda a edição de 2016 do MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia com uma série de retratos “ouvidos” dos músicos (e um fotógrafo) que mais a tocaram nos três dias de concertos realizados ali para os lados de Peniche.

Ler mais

3 de Fevereiro de 2016

Casa aSOMbrada

texto Rui Eduardo Paes

É um caso único a nível nacional, beneficiando da propensão dos portuenses para se juntarem e fazerem coisas em conjunto. Associação porque assim a burocracia obrigou, mas já antes um colectivo, tem residência no nº 33 da Rua da Prelada e a partir daí espalha os seus tentáculos ou... solta balões. A jazz.pt foi visitá-la, para perceber melhor o que ali se passa…

Ler mais

26 de Dezembro de 2015

Melhores de 2015

jazz.pt

Mais um ano, mais uma fornada de discos, concertos, acontecimentos e projectos. Com uma particularidade: 2015 foi especialmente rico em termos de criatividade nacional, com muitos discos a serem editados (e não apenas por selos portugueses) e actuações ao vivo que deixaram marcas a quem a elas assistiu. Aqui ficam as escolhas da jazz.pt e as nossas listas individuais (em cima: pintura de Debra Hurd).

Ler mais

24 de Novembro de 2015

Uma pessoa que escuta

texto Mafalda Costa

É, em Portugal, um dos pioneiros na introdução do computador na música improvisada e também o “designer” gráfico responsável pelas capas da editora nacional que se especializou na electroacústica improvisada, a Creative Sources. Com formação em pintura, é na arte dos sons que, sobretudo, tem firmado o seu nome, com extensões criativas na vídeo-arte e no instalacionismo. O seu principal instrumento, de qualquer modo, diz ele que são os ouvidos. Retrato em corpo inteiro…

Ler mais

10 de Novembro de 2015

Ecos das pampas

texto Fabricio Vieira

Em Portugal pouco conhecemos da música improvisada que se pratica no país de “Gato” Barbieri (foto acima), mas o brasileiro Fabricio Vieira, responsável do blogue Free Form Free Jazz, está atento ao que lhe chega daquelas paragens vizinhas. Eis o seu relato do que por ali vem acontecendo…

Ler mais

22 de Outubro de 2015

Um fim-de-semana com a comunidade Sinti

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wordpress.com)

A 16ª edição do evento do Seixal abriu as portas ao público no dia 16 de Outubro de 2015 com a apresentação, inédita em Portugal, do Paulus Schafer Trio. Aqui fica o testemunho desse encontro com o jazz cigano da Holanda por Nuno Marinho, que organizou a vinda do grupo e tocou na segunda parte do concerto como convidado. 

Ler mais

4 de Outubro de 2015

São pequeninos passos

desenho Rita Draper Frazão

A artista plástica Rita Draper Frazão continua o seu périplo pelos festivais portugueses, desenhando músicos e músicas. Desta vez foi à linha de Cascais, assistir à segunda edição do Festival de Jazz e Música Improvisada da Parede, e o que viu e ouviu foi isto.

Ler mais

22 de Setembro de 2015

Duo-décimos (1)

texto Rui Eduardo Paes

Primeira parte de uma mostra que incide sobre aquele que é um cada vez mais frequente formato do jazz e da música improvisada na actualidade: o duo e a sua particular arte comunicativa. Dez duos entre outros duo-décimos que virão (foto acima: Daniel Levin e Rob Brown)…

Ler mais

3 de Agosto de 2015

Esqueletos no armário

texto Paulo Chagas

Ele próprio oboísta, o único em Portugal a tocar o instrumento de palheta dupla nas áreas da improvisação livre e do jazz, Paulo Chagas detém-se neste texto sobre as suas referências e audições no que ao oboé respeita. Estas passam pelas músicas que pratica mas também pela pop, pelo rock, pela clássica e pelo experimentalismo. Ora tomem nota...

Ler mais

24 de Maio de 2015

Os olhos da Rita ouvem

desenhos Rita Draper Frazão

A artista plástica Rita Draper Frazão foi ao MIA para desenhar e pintar o que ouvia. Ora aqui estão umas páginas do seu caderno (imagem acima: Fernando Guiomar)…

Ler mais

4 de Fevereiro de 2015

O mago do som

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz)

Em observação as técnicas e os recursos que distinguem o guitarrista que tocou com Gerry Mulligan, Charles Mingus, Billy Cobham ou Miles Davis e que tanto tem influenciado os seus pares…

Ler mais

5 de Janeiro de 2015

Sempre surpreendente, sempre imprevisível

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz)

Recordação de um guitarrista que nunca foi como os outros e que nunca será por mais que o tentem copiar…

Ler mais

29 de Dezembro de 2014

Os melhores de 2014

jazz.pt

Mais um ano de crise, mais demonstrações de criatividade. Eis o balanço feito pela equipa da jazz.pt dos 12 meses que passaram, com os melhores entre os melhores e as listas individuais de quem escreve esta revista. Conclusão principal: no que à música nacional diz respeito, a colheita de 2014 foi de especial qualidade.

Ler mais

5 de Dezembro de 2014

As raízes africanas do jazz em Angola

texto Nuno Marinho

O jazz já está a ser tocado na antiga colónia portuguesa. E bem à maneira angolana, ampliando os elementos que em tempos idos influenciaram as músicas norte-americanas do êxodo africano. Estes que aqui se enumeram…

Ler mais